O lote de equipamentos destinado a Sorriso inclui 345 câmeras, sendo 299 fixas, 23 speed domes (aquelas com zoom óptico, destinadas para grandes ambientes) e 23 OCRs (que permitem a leitura de placas de veículos); 46 switchs, 46 nobreaks e 46 armários.

Os novos equipamentos devem ser acrescidos ao sistema de vigilância já implantado em Sorriso. Por meio do Programa Sorriso + Segura, formalizado em 2021, mais de 70 câmeras estão instaladas em vários pontos do perímetro urbano. Além destas, cerca de 20 câmeras OCR também estão dispostas em diversos locais e abastecem o sistema de vigilância das forças de segurança.

Soma-se a isso o sistema de monitoramento interno de prédios públicos. De acordo o departamento de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura, 420 câmeras estão instaladas em várias unidades administrativas e, sempre que necessário, são cedidas, visto que muitas acabam registrando movimentos em ruas, esquinas e avenidas.

[Continua depois da Publicidade]

“É um aporte que vai ampliar de maneira significativa nossas ações de monitoramento, contribuindo não apenas para o sistema de gestão do trânsito, mas também, diretamente, na ampliação da sensação de segurança pública, com a redução da criminalidade por meio da ampliação das operações de inteligência”, reforça Moura

Sobre o Vigia Mais MT

O Vigia Mais MT prevê a instalação de 15 mil câmeras digitais de monitoramento nos 141 municípios mato-grossenses, com investimento de R$ 30 milhões. O programa prevê a entrega gratuita das câmeras com nobreak, switch e armários aos municípios, que ficarão responsáveis pela instalação e manutenção dos equipamentos.  O contrato de compra das 15 mil câmeras foi firmado com a empresa Intelbras S/A – Indústria de Telecomunicação, por meio de ata de registro de preços internacional.