Semana de Conciliação: Trabalhadora e empresa selam acordo

Fonte: CenárioMT com Assessoria

TRT LRV
Foto: Divulgação

Dona Letícia esboçou um sorriso de satisfação ao ver que a situação com a empresa onde trabalhava foi finalmente resolvida. Durante a Semana de Conciliação promovida pela Justiça do Trabalho em Mato Grosso, a trabalhadora e a empresa onde trabalhava chegaram a um acordo satisfatório para ambas as partes.

A trabalhadora, que exerceu atividades de limpeza e, posteriormente, de operadora de caixa na empresa, buscava na Justiça o pagamento de horas extras, intervalos entre jornadas, insalubridade e outras verbas trabalhistas. Em um movimento surpreendente a empresa em que ela trabalhava, e que raramente faz acordos em situações semelhantes, adotou uma nova postura, resolvendo a pendência na fase inicial do processo.

A juíza Caroline de Marchi destacou a importância da resolução amigável do conflito. “No processo, a trabalhadora pedia o pagamento da jornada de trabalho, horas extras, intervalos entre jornadas e insalubridade, situações que, até então, as Casas Bahia dificilmente faziam acordo. Mas, para nossa surpresa, tudo foi resolvido. Melhor ainda por estarmos no contexto da Semana Nacional de Conciliação”, afirmou a magistrada.

A advogada da trabalhadora, Michelle Andrade, elogiou o resultado da audiência e a iniciativa da Semana de Conciliação. “Sempre oriento meus clientes que a composição de um acordo é o melhor resultado de um conflito. E a Semana de Conciliação foi uma boa oportunidade para solucionarmos dois processos. Com isso, todos nós saímos felizes da audiência”, disse Michelle.

O acordo estipulou que dona Letícia receberá R$16 mil, valor a ser pago até o início de julho. Este montante encerra o contrato de trabalho e atende às solicitações da ação judicial. “A nós, magistrados, fica a sensação de dever cumprido ao ajudarmos a mediar mais uma audiência que resultou em acordo, em que trabalhador e empregador puderam construir um diálogo e resolver o impasse judicial”, concluiu a juíza Caroline de Marchi.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A Semana Nacional de Conciliação tem se mostrado um instrumento eficaz para resolver conflitos trabalhistas, promovendo o diálogo e evitando prolongados processos judiciais, beneficiando tanto trabalhadores quanto empregadores.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.