30.2 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 16 setembro, 2021
InícioMATO GROSSOProjeto de concessão do Parque Nacional de Chapada à iniciativa privada deve...

Projeto de concessão do Parque Nacional de Chapada à iniciativa privada deve ser apresentado em março

Por G1 MT

Já autorizada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a concessão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, à iniciativa privada, pode acontecer neste ano. Atualmente, a gestão do parque é feita pelo Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMbio), que é vinculado ao Ministério do Meio Ambiente.

De acordo com o secretário-adjunto de Turismo do estado, Jefferson Preza Moreno, o projeto deve ser apresentado até março e discutido em audiência pública.

Para ele, a concessão do Parque traz avanços para o turismo local, pois deve melhorar as condições de trilhas, de recepção aos turistas com o incremento de guias e investimento em infraestrutura.

Entretanto, o secretário afirma que mesmo concedido à iniciativa privada, o parque continuará sob a supervisão do ICMbio, assim como sob fiscalização do governo federal.

De acordo com o secretário, o estado fez ponderações e sugestões durante a elaboração do projeto. Foram apresentadas as principais dificuldades do turismo local, assim como os benefícios desta concessão.

Sobre os constantes incêndios ocorridos no parque durante o período de estiagem, ele defendeu que a empresa que ganhar a concessão terá condições financeiras de investir em uma aparato maior para conter as chamas.

“A empresa que ganhar a concessão, terá mais condições de investir em ações preventivas, em formação de brigadistas e toda a estrutura necessária controle de incêndios”, comentou.

A forma de concessão ainda está sendo discutida, assim como o prazo para que o processo seja definido.

Em dezembro do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) assinou o decreto que autoriza a concessão do Parque Nacional de Chapada à iniciativa privada.

A área de preservação com cerca de 33 mil hectares foi instituída como parque em 1989. O parque está localizada no município da Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá.

Além dos vales e morros, os atrativos turísticos incluem cachoeiras, trilhas e mirantes.

Dentre os animais encontrados na fauna do local estão onça-pintada, veado-campeiro, bugio, anta, tamanduá-bandeira, tatu-canastra, lobo-guará, ema e seriema. Papagaios, andorinhões e araras-vermelhas aninham-se nas falésias de arenito.

Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Redes sociais

107,321FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,035SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

apresentação de contas
Campanha da Expolucas arrecada R$ 32 mil para Apae e famílias de vítimas da Covid-19
setembro 16, 2021
ferrovia estadual de MT
Prefeito de Lucas do Rio Verde destaca agilidade do Governo para construção da 1ª ferrovia estadual de MT
setembro 16, 2021
Lucas do Rio Verde
Saúde imuniza 1.500 jovens de 20 anos ou mais contra a Covid-19 em Lucas do Rio Verde
setembro 16, 2021
Lucas do Rio Verde
Jovens de 12 a 17 anos com comorbidades devem fazer o pré-cadastro para vacinação em Lucas do Rio Verde
setembro 16, 2021