24.8 C
Lucas do Rio Verde
terça-feira, 02 março, 2021
Início MATO GROSSO Procon Mato Grosso auxilia consumidores sobre compras de material escolar

Procon Mato Grosso auxilia consumidores sobre compras de material escolar

Planejamento financeiro, itens proibidos, sugestões de economia e cuidados de prevenção à Covid-19 são as principais orientações do órgão
Por Cenário MT/Procon-MT

Foto por: Chico Valdiner/Secom/MT

Todo início de ano pais e estudantes saem à procura de materiais escolares para o novo ano letivo. Neste momento, apesar do apelo das marcas, planejamento financeiro e consumo consciente devem ser prioridades. Vale ressaltar que ainda enfrentamos um período de instabilidade sanitária, devido à pandemia Covid-19, o que requer cuidados como distanciamento social e uso de máscaras para quem vai às compras.

Este ano, pais de alunos de escolas particulares devem ficar atentos à quantidade de material que não foi utilizado no ano anterior, já que as escolas tiveram as aulas presenciais suspensas e os alunos não utilizaram todos os produtos da lista passada. Itens como régua, cola, papel, lápis de cor, por exemplo, podem ser reaproveitados este ano.

“Uma atividade bacana é integrar a criança à atividade de separação e reaproveitamento de material escolar,  introduzindo a noção de consumo consciente desde cedo. E se a escola coletou os materiais no início de 2020, agora deve prestar conta sobre eles para que possam ser devolvidos ou usados novamente”, explica a coordenadora de Educação para o Consumo do Procon-MT, Cristiane Vaz.

É fundamental que não haja dúvidas sobre os materiais que serão comprados, e se surgir alguma incerteza o consumidor deve procurar um representante da escola e questionar. Conhecer a necessidade do item ajuda na decisão sobre a qualidade do produto que vai comprar.

Outras orientações:

– As escolas são obrigadas a fornecer a lista de material escolar para que os pais dos alunos possam pesquisar preços, mas a instituição não pode exigir marca nem estabelecimento comercial para compra do material, que deve ser livre a escolha do consumidor;

– Algumas instituições de ensino utilizam apostilas como material didático. Somente para este item pode haver exigência de compra em determinados estabelecimentos ou na própria escola;

– Na lista de material devem constar apenas itens de uso individual, ou seja, produtos de limpeza, copos descartáveis e demais itens coletivos não podem ser solicitados. A decisão entre comprar por conta própria os produtos ou pagar pelo pacote oferecido pela instituição de ensino é sempre do consumidor. Além disso, é considerada abusiva a cobrança da taxa de material escolar sem a apresentação de uma lista;

– Para economizar, a dica é evitar materiais com personagens, logotipos e acessórios licenciados, que geralmente têm preços mais elevados;

– Materiais como colas, tintas, pincéis atômicos, fitas adesivas, entre outros devem conter informações claras, precisas e em língua portuguesa a respeito do fabricante, importador, composição, condições de armazenagem, prazo de validade e se apresentam algum risco ao consumidor;

– Exija sempre a nota fiscal, cheque se os produtos estão devidamente descritos na nota e recuse quando estiverem relacionados apenas os códigos dos itens, o que dificulta a identificação.

Respeitar o distanciamento social

Para auxiliar os clientes durante a pandemia, algumas papelarias adotaram atendimento por telefone ou online, por meio de aplicativos de mensagens, com serviço de entrega. Assim, o consumidor pode solicitar orçamentos, tirar dúvidas e até mesmo realizar compras sem sair de casa, evitando aglomerações.

Vale destacar que, ao enviar a lista de materiais solicitando orçamento, o consumidor não tem a obrigação de finalizar a compra, ou seja, ele pode orçar em diferentes estabelecimentos e escolher aquele que preferir. E caso o consumidor precise ir presencialmente às lojas, o uso obrigatório de máscaras deve ser respeitado, e a orientação é usar álcool em gel e lavar as mãos sempre que possível.

Atendimento Procon-MT

A sede do Procon Estadual segue com horário de funcionamento das 8h às 17h, mas é preciso agendar o atendimento antecipadamente. O agendamento é feito pelo aplicativo Whatsapp, pelo telefone (65) 99228-3098, ou ligando para o número 151.

Nas unidades do Procon localizadas no Centro Estadual de Cidadania (antigo Ganha Tempo) do Várzea Shopping e no Ganha Tempo de Cuiabá, o atendimento é por ordem de chegada:

– Centro Estadual de Cidadania do Várzea Grande Shopping: das 12h às 18h.

– Ganha Tempo da Praça Ipiranga: das 8h às 13h.

Outra possibilidade é o registro de reclamações online pelo site www.consumidor.gov.br. A plataforma reúne mais de 800 empresas e, atualmente, 80% das reclamações registradas no site são solucionadas pelos fornecedores. Pelo consumidor.gov.br é possível registrar sua reclamação a qualquer hora do dia ou da noite, mesmo nos finais de semana e feriados.



- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

ATENDENDO DECRETO
Lucas: Atendendo decreto estadual, Unilasalle suspende aulas presenciais
março 02, 2021
DIA DA MULHER
Lucas do Rio Verde vai realizar ações relativas ao Dia da Mulher de modo descentralizado
março 02, 2021