23.8 C
Lucas do Rio Verde
terça-feira, 27 outubro, 2020
Início MATO GROSSO CUIABÁ Postos de saúde ficam abertos até 17h neste sábado em Cuiabá

Postos de saúde ficam abertos até 17h neste sábado em Cuiabá

Por REDAÇÃO

Neste sábado (17) acontece em todo o Brasil o “Dia D” de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes até 15 anos de idade. A campanha começou em 5 de outubro e termina no dia 30.

Em Cuiabá todos os postos de saúde estarão abertos das 7h às 17h. “A ideia do ‘Dia D’ é dar oportunidade às pessoas que não têm tempo de levar seus filhos para serem vacinados durante a semana de conseguirem imunizar as crianças”, explicou Sandra Horn, responsável técnica de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde.


-Continua depois da publicidade ©-

Para a vacinação contra poliomielite, o público-alvo são as crianças menores de 5 anos de idade. A meta é vacinar 95% deste público na capital. As crianças de até 11 meses e 29 dias deverão ser vacinadas com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). As crianças de um ano a menor de cinco anos de idade que já tenham recebido as três doses da VIP, deverão receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP).

 

Na multivacinação, o público-alvo são as crianças e adolescentes menores de 15 anos. Para as crianças de até 7 anos, serão oferecidas as vacinas contra BCG, Hepatite B, Penta, Polio inativada, Polio oral, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre amarela, Tríplice viral (sarampo,caxumba e rubéola), Tetra viral (sarampo,caxumba, rubéola e varicela), DTP, Hepatite A e Varicela. Para crianças acima dos 7 anos e adolescentes, serão disponibilizadas as vacinas contra Hepatite B, Febre amarela, Tríplice viral, Difteria e tétano adulto, dTpa, Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente e Varicela.

A responsável técnica ressalta que os pais ou responsáveis devem levar o cartão de vacina, cartão do SUS ou documentos pessoais das crianças que serão vacinadas. Também devem usar máscara dentro da unidade, lembrando que ela é indicada para pessoas acima dos 2 anos. Aqueles que estão com sintomas gripais ou tiveram contato com alguém nestas condições devem adiar a vacinação, e manterem-se isolados até buscarem uma unidade de saúde para atendimento e realizar a vacinação após a melhora dos sintomas. “Serão adotadas todas as estratégias de distanciamento social, uso de EPIs, higienização constante das mãos, enfim, todas as medidas que a população já está familiarizada. Não deixem de levar as crianças para serem vacinadas, pois devido à pandemia, tivemos uma baixa cobertura vacinal neste ano. Neste momento é muito importante que elas sejam imunizadas e atualizem suas cadernetas”, concluiu Sandra.



Dayelle Ribeirohttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT
- Publicidade -

Últimas