Operação investiga sequestro e tortura em conflitos fundiários

A Polícia Civil cumpre mandados para desarticular crimes graves ligados a disputas de terra no nordeste do estado.

Fonte: CenárioMT

Operação investiga sequestro e tortura em conflitos fundiários
Operação investiga sequestro e tortura em conflitos fundiários - Foto: PJC

A Polícia Civil deflagrou nesta sexta-feira (4) a Operação Circuitus Magnus, com o objetivo de reprimir crimes graves relacionados a disputas fundiárias no nordeste de Mato Grosso. Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão contra suspeitos de lesão corporal grave, sequestro, cárcere privado, tortura, coação no curso do processo e associação criminosa.

As ordens judiciais foram expedidas pela Comarca de Confresa após diligências que identificaram indícios robustos da atuação criminosa em áreas de litígio possessório. Além das buscas domiciliares, estão previstas perícias em materiais apreendidos e oitivas dos investigados para aprofundar as investigações.

O nome da operação remete à expressão em latim para “grande cerco”, refletindo a estratégia de atingir simultaneamente os principais alvos e desarticular atividades ilícitas organizadas. A ação mobilizou 40 policiais civis e 10 viaturas, contando com o apoio de equipes de Confresa, Vila Rica, Santa Terezinha, São José do Xingu, Santa Cruz do Xingu, Porto Alegre do Norte, São Félix do Araguaia e Alto Boa Vista.

As investigações prosseguem para subsidiar o inquérito policial e reforçar o combate à violência no campo, garantindo o respeito às normas constitucionais.