Operação detém 5 por embriaguez ao volante e crime ambiental no nortão de MT

Fonte: REDAÇÃO CENÁRIOMT

20190527 juina

Cinco pessoas foram detidas em uma operação deflagrada, no domingo (26.05), pela Polícia Civil de Juína (735 km a Noroeste) com objetivo de fiscalizar o trânsito e combater a criminalidade no município.

Quatro motoristas foram presos em flagrante por embriaguez no volante. (Lei nº 9.503/97 – Código de Trânsito Brasileiro) e o quinto suspeito responderá por crime ambiental após ser flagrado fazendo transporte ilegal de madeira.

Durante fiscalização na Rodovia BR-170, os policiais realizaram a abordagem do caminhão conduzido por um homem de 49 anos, sendo encontrado no veículo uma carga de toras de madeira. Questionado, o suspeito disse não possuir documentação da carga.

Diante da situação, foi realizada a apreensão das toras de madeira e o motorista autuado em flagrante no artigo 46 da Leis de Crimes Ambientais, de vender, expõe à venda, ter em depósito, transportar ou guardar madeira, lenha, carvão e outros produtos de origem vegetal, sem licença da autoridade competente.

[Continua depois da Publicidade]

20190527 2

Ainda na execução dos trabalhos, quatro condutores de veículos abordados foram identificadas em estado de embriaguez, sendo autuados pelo artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro. Em um dos casos, o condutor de uma picape Montana estava em alta velocidade, e ao ser seguido pelos policiais chegou a jogar uma garrafa de cerveja em via pública.

Os suspeitos foram ouvidos na delegacia e tiveram as Carteira Nacional de Habilitação (CNH) apreendidas. Após a confecção dos procedimentos, os presos  pagaram fianças arbitradas pela autoridade policial, e responderão aos fatos em liberdade.

Punição

A multa para o motorista que é flagrado dirigindo sob efeito alcoólico é de R$ 2.934,70. No momento do teste do bafômetro, o condutor que tiver índice de álcool no sangue superior a 0,33 miligramas por litro de ar expelido será preso, pagará multa, terá a CNH suspensa e responderá por crime. A pena é de detenção que varia entre seis meses a três anos. Quando a quantidade de álcool for abaixo de 0,33mg/l, o condutor é autuado, tem a CNH retida e paga multa.