26.9 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 21 janeiro, 2022
Publicidade
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDELucas do Rio Verde é destaque no Prêmio Cidades Excelentes 2021

Lucas do Rio Verde é destaque no Prêmio Cidades Excelentes 2021

Prêmio reconhece e incentiva as boas práticas da gestão pública em todo o país
Por CenárioMT

O município de Lucas do Rio Verde foi vencedor da etapa estadual do Prêmio Cidades Excelentes, promovido pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e o Instituto Aquila. A iniciativa tem como objetivo reconhecer, fomentar e incentivar a prática da gestão pública para melhorar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros com o “Oscar da Gestão Pública”.

Entre as cidades com 30 a 100 mil habitantes, o município luverdense recebeu o principal destaque nos pilares: Cidades Excelentes 2021; Educação; e Infraestrutura e mobilidade urbana; além de ocupar a segunda colocação em Eficiência fiscal e transparência.

Para o prefeito Miguel Vaz, o reconhecimento mostra que o município está no rumo certo. “Estamos no caminho, mas ainda temos muito a percorrer, com investimentos e projetos voltados ao desenvolvimento econômico e qualidade de vida da população. O nosso objetivo, enquanto gestão, é devolver a comunidade e ofertar serviços de qualidade”, destacou.

Para a premiação, os municípios brasileiros foram divididos em três categorias: até 30 mil habitantes; 30 a 100 mil habitantes; e acima de 100 mil habitantes. Os dados foram reunidos com o uso de Inteligência Artificial e o desempenho de cada cidade foi analisado em 41 indicadores públicos ligados a cinco pilares diferentes: Educação, Saúde e bem-estar, Infraestrutura e mobilidade urbana, Desenvolvimento socioeconômico e ordem pública, e Eficiência fiscal e transparência.

Na primeira etapa, cada estado teve um vencedor por pilar dentro da sua categoria populacional. Os ganhadores foram selecionados de acordo com a pontuação no Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país. Todo processo passou por uma auditoria da BDO Brasil.

A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de um algoritmo, consolida resultados de indicadores em uma única nota final avaliando os cinco pilares citados.

A criação do Prêmio Cidades Excelentes parte de quatro premissas: reconhecer iniciativas pioneiras de gestão pública municipal; incentivar a implementação de projetos de melhoria na esfera pública; disseminar soluções de gestão que sirvam de referência para outros municípios; e valorizar servidores públicos que atuam de forma proativa em benefício da população.

Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter

João Ricardohttps://www.cenariomt.com.br
Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.
Publicidade

Publicidade

Redes sociais

107,370FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,127SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Gestores e coordenadores da Rede Municipal foram empossados nesta sexta-feira (21) em Lucas do Rio Verde
janeiro 21, 2022
Lucas do Rio Verde
‘Férias na Biblioteca’ inicia ações do ano com oficinas da Secretaria de Cultura em Lucas do Rio Verde
janeiro 21, 2022
ACOMPANHAMENTO
Covid-19: Miguel Vaz diz que situação está sendo atentamente monitorada, mas não descarta medidas rígidas
janeiro 21, 2022
COVID-19
Com 186 novos casos, Lucas do Rio Verde chega a 585 pessoas contaminadas
janeiro 21, 2022