“O conteúdo é de grande valia me deu energia e esperança para continuar”, afirma servidora que participa do Programa Cuidando de Quem Cuida da Gente

Fonte: CENÁRIOMT

1 179

A nova estratégia de cuidados ao servidor idealizado pela primeira-dama de Cuiabá Márcia-Pinheiro já surte efeitos positivos. É o que conta a servidora S.G, que prefere não se identificar, mas explica que desde o lançamento do programa “Cuidando de Quem Cuida da Gente”, entrou na plataforma, se cadastrou e começou a acompanhar todos os vídeos que foram disponibilizados. E assim percebeu a importância de parar um pouco a agitação e começar a dar mais valor para a própria saúde. Segundo ela, mesmo tendo o hábito de meditação, de autoconhecimento, a situação de viver uma pandemia deixou todos preocupados, e por lidar com cerca de 300 funcionários, se preocupou que poderia perder o controle, equilíbrio. Assim que a plataforma entrou no ar se cadastrou e começou a acompanhar. “O conteúdo é de grande valia me deu energia, me fez parar, respirar e esperança para continuar”, afirma. A plataforma foi disponoibilizada a partir do último dia 20 de maio.

Outro exemplo é da servidora S.P,  que e se interessou pelo programa desde o lançamento. Ela explica que sempre teve o cuidado em participar de cursos e treinamentos e buscando um apoio neste momento de pandemia conseguiu encontrar na plataforma. Com as aulas objetivas e conteúdos interessantes.

“Os cuidados encontrados são desde emocional, físicos e nutricionais, isso mostra a preocupação da gestão com os funcionários. Que no final do curso eu aprenda a me ajudar para ajudar quem precisa da minha ajuda”, observa.

O programa “Cuidando de Quem Cuida da Gente”, foi idealizado pela pela primeira-dama Márcia Pinheiro oferece aos profissionais municipais que estão na linha de frente ao combate do novo Coronavírus atendimento emocional.

[Continua depois da Publicidade]

De acordo com a primeira-dama, o objetivo maior do programa é acolher os profissionais que, pelo trabalho intenso e enfrentamento à condições adversas, poderiam manifestar sintomas como ansiedade, depressão, irritabilidade, transtorno de estresse agudo e bournout, dentre outros que podem desencadear o Transtorno do Estresse Pós Traumático (TEPT).

O trabalho está sendo conduzido por profissionais das áreas de psiquiatria, psicologia, nutrição e educação física e terá duração de seis meses.

Os acessos aos conteúdos foi pensado de forma simplificada para que o servidor possa receber os cuidados em qualquer lugar e hora do dia. Com computar ou celular, basta clicar no banner de acesso interligado ao site da Prefeitura de Cuiabá, digitar o CPF como login e a matrícula como senha. A partir daí, o servidor já começa a ser assistido integralmente pelo Programa que foi criado exclusivamente para Cuidar de Quem Cuida da Gente nesse momento tão crítico.

Entenda:

De acordo com André Duailibi, psiquiatra e coordenador-responsável pelo Cuidando de quem Cuida da Gente, a primeira etapa será composta por plataformas de psicoeducação com vídeos de técnicas específicas para o controle do estresse e prevenção do Transtorno de Estresse Pós-Traumático, independentemente de o servidor público estar atuando ou não na linha de frente no combate do coronavírus.

A segunda fase, conforme relata o médico, consistirá no acompanhamento psicológico por 12 semanas. Nesta fase, será disponibilizado apoio e acompanhamento individual (virtual) com psicólogos especialistas em terapia cognitiva e em metodologia específica para gerenciamento do estresse e prevenção do estresse pós-traumático.

“O Programa disponibilizará um pacote com até 4.800 sessões de terapia para acompanhamento psicoterápico individual. Para cada participante serão ofertadas em média 12 sessões de atendimento especializado com duração de 50 minutos. Àqueles em que se constatar necessidade,  serão encaminhados para a avaliação com o médico psiquiatra objetivando acompanhamento e intervenção da crise”, explicou Dualibi salientando que a 3ª  e 4ª etapa serão compostas por workshops presenciais em unidades de saúde para avaliar como os servidores estão após a pandemia e a de encerramento envolvendo todos os participantes e a equipe multidisciplinar do programa para apresentar os resultados alcançados pelo programa.