34 C
Lucas do Rio Verde
terça-feira, 03 agosto, 2021
InícioMATO GROSSOMato Grosso poderá instituir Banco de Sangue Virtual

Mato Grosso poderá instituir Banco de Sangue Virtual

Por CENÁRIOMT

Inspirado em uma experiência exitosa que reuniu em menos de um ano mais de mil doadores no Rio Grande do Sul, o deputado estadual Dr. Gimenez (PV) apresentou na sessão plenária do dia 9, o Projeto de lei nº 457/2021 que visa instituir o Banco de Sangue Virtual do Estado de Mato Grosso.

“Nossa proposta é ampliar o número de doadores por meio de um cadastramento prévio e voluntário de pessoas que desejarem serem doadores de sangue, tudo isso em parceria com o MT Hemocentro. Gostaríamos de incluir o banco de sangue virtual no aplicativo MT Cidadão para facilitar o acesso”, explica o parlamentar.

O cadastramento prévio poderá conter informações sobre o tipo sanguíneo, localidade em que reside e a intenção de ser doador. O acompanhamento, gerenciamento e administração poderão ser feitos em parceria pela Secretaria de Estado de Saúde do Estado de Mato Grosso (SES) e MT Hemocentro ou mesmo pelo setor privado.

Dr. Gimenez explica que com o Banco de Sangue Virtual, a proposta é criar uma maior conexão com doadores ou eventuais doadores, no sentido de passar orientações sobre quem pode doar, quais são as unidades de coleta de sangue, como funciona a coleta móvel, além de mostrar os níveis de estoques por tipo sanguíneo no estado.

“Com esse aplicativo, o doador poderá receber mensagens cada vez que seu ato salvar ou colaborar para salvar a vida de pacientes. Também poderá avisar quando os estoques estiverem baixos ou quando algum paciente estiver precisando. A cada doação, uma pessoa doa no máximo 450 ml de sangue e pode salvar a vida de até 4 pessoas, é sem dúvida um gesto de amor”, avalia o deputado.

Onde surgiu – A ideia do Banco de Sangue Virtual surgiu em 2017, com o publicitário Ricardo Xavier Nunes, do Rio Grande do Sul, que é doador há mais de 20 anos. O site foi feito de graça por uma agência de marketing digital. Ele mesmo faz a manutenção. Em 2019, o mesmo modelo foi copiado pelo Hemocentro de Goiás (Hemogo).

Serviço – Hoje, para ser um doador de sangue em Mato Grosso, deve-se procurar a sede do MT Hemocentro, na Rua 13 de junho, n° 1.055, em Cuiabá, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. Informações/agendamentos: (65) 3623-0044 (Ramal 221 e 222)/ (65) 98433-0624 (Whatsapp).


Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.
- Publicidade -

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Planejamento e Cidade percorre e analisa ciclovias de Lucas do Rio Verde
agosto 03, 2021
SEGURANÇA E TRÂNSITO
Prefeitura realiza reunião sobre segurança pública em Groslândia
agosto 03, 2021