30.9 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 02 agosto, 2021
InícioMATO GROSSOMato Grosso: Licença-paternidade poderá ser ampliada se houver a morte da mãe

Mato Grosso: Licença-paternidade poderá ser ampliada se houver a morte da mãe

Por CENÁRIOMT

O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) é o autor do projeto de lei (PL 545/2021) que amplia o período de licença-paternidade dos servidores públicos se houver o falecimento da mãe durante a gestação ou no período de licença- maternidade. Pela proposta, a licença-paternidade nestas hipóteses será de 180 dias.

O cumprimento da extensão da licença-paternidade ocorrerá a partir da data de registro do óbito da mãe.  O parlamentar justifica que a lei se adequa à Constituição Federal ao igualar homens e mulheres em direitos e obrigações.

“O presente projeto de lei tem por objetivo aplicar de forma direta um dos princípios basilares estabelecidos na Constituição Brasileira, que é o princípio da igualdade”, diz.

Atualmente, a licença de 180 dias só é possível para as mulheres que trabalhem em empresas participantes do Programa Empresa Cidadã, instituído pela Lei 11.770/08.

Em 2016, o governo federal autorizou em decreto Diário Oficial da União a ampliação da licença-paternidade dos servidores públicos de cinco para 20 dias a essas empresas.


Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.
- Publicidade -

Lucas do Rio Verde

INVESTIGAÇÃO
Empresário de Lucas do Rio Verde suspeito de atirar em motorista é solto após alegar doenças
agosto 02, 2021
PODER LEGISLATIVO
Vereadores apresentam homenageiam servidores na semana de aniversário de Lucas do Rio Verde
agosto 02, 2021