Mato Grosso e outros estados do país enfrentarão onda de calor intenso nos próximos dias

Fonte: CENÁRIOMT

Mato Grosso e outros estados do país enfrentarão onda de calor intenso nos próximos dias
Mato Grosso e outros estados do país enfrentarão onda de calor intenso nos próximos dias

Uma onda de calor está prestes a atingir Mato Grosso e outros estados do Brasil, trazendo altas temperaturas que podem superar os 40ºC nos próximos dias. Segundo a empresa MetSul, essa condição climática é resultado de uma bolha de calor que se formará no norte da Argentina e no Paraguai.

Prevê-se que Mato Grosso do Sul seja um dos estados mais impactados pela onda de calor, especialmente em regiões próximas à fronteira com a Bolívia e o Paraguai, além do Pantanal. Grande parte das cidades do estado poderá registrar máximas de 37ºC.

No Sul do país, os impactos da onda de calor serão significativos, devido à proximidade com a Argentina e o Paraguai. Em Santa Catarina, o calor persistirá ao longo da próxima semana, com cidades próximas à fronteira argentina, no oeste e sul do estado, podendo alcançar os 40ºC. Prevê-se um clima seco durante esta semana, com aumento da umidade a partir do fim de semana, trazendo dias abafados e noites quentes, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas, acompanhadas de tempestades de vento e granizo.

No Paraná, também são esperadas chuvas isoladas e intensas no início da próxima semana, especialmente na região de Foz do Iguaçu e no oeste do estado, onde os termômetros podem atingir os 40ºC.

[Continua depois da Publicidade]

No Rio Grande do Sul, as temperaturas serão um pouco mais amenas em comparação com os estados vizinhos, mas ainda assim os gaúchos enfrentarão um calor intenso, com máximas entre 37ºC e 39ºC no oeste, noroeste e vales. Mesmo na Serra Gaúcha, as temperaturas podem chegar a 33ºC e 34ºC.

No Sudeste, o interior de São Paulo experimentará um gradual aumento da temperatura, podendo chegar a 40ºC em algumas cidades. A chuva será escassa nos próximos dez dias, o que intensificará o calor em um padrão muito acima do normal para março. Na capital paulista, espera-se temperaturas acima de 35ºC, próximo ao recorde histórico de 34,3ºC para o mês de março.

Já no Estado do Rio de Janeiro, a capital terá tardes escaldantes com temperaturas acima de 40ºC, segundo a previsão da MetSul. Em Minas Gerais, a diminuição expressiva da chuva contribuirá para intensificar o calor em várias áreas do estado.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).