Mais de 2,8 mil participam do Enem digital em Mato Grosso

As provas não serão aplicadas em casa, a distância ou em computadores particulares. 96.086 confirmaram a participação

Fonte: JOANICE DE DEUS - DIÁRIO DE CUIABÁ

3dae85709626504e72f057050497aeb5

Neste domingo (31) e no próximo (7), serão realizadas as provas da versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.

Em Mato Grosso, 2.819 estudantes participarão do formato eletrônico, realizado pela primeira vez pelo Ministério da Educação (MEC), que prevê a aplicação do Enem 100% digital até 2026.

Ao todo, 96.086 pessoas confirmaram a participação.

Responsável pela aplicação da prova, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) explica que a aplicação do Enem Digital será presencial.

[Continua depois da Publicidade]

Nesse sentido, as provas não serão aplicadas em casa, a distância ou em computadores particulares.

“O exame ocorrerá em municípios e locais de prova selecionados pelo Inep, sob as mesmas condições de segurança e sigilo do Enem impresso”, afirma.

“Cabe destacar, ainda, que a redação será feita como no exame em papel e deverá ser escrita à mão”, completa.

O Inep reforça que o modelo-piloto requer atenção redobrada dos participantes, uma vez que terão de lidar com um novo sistema de provas.

Para esclarecer todas as dúvidas, o Inep preparou um vídeo com passo a passo que instrui o participante desde a identificação até a conclusão do teste.

O conteúdo está disponível na Página do Participante. Entre outras orientações, o candidato deve ficar atento ao acessar o sistema de provas, ler e conferir todas as informações no botão “Instruções da prova”.

“Após autorização do chefe de sala, o inscrito deverá inserir, utilizando o teclado virtual, a chave de acesso que estará impressa na folha de rascunho personalizada”, informa o órgão federal de Educação.

Neste domingo, os inscritos farão as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, assim como de ciências humanas e suas tecnologias, além da redação.

Assim como na versão impressa, encerrada no último dia 17 deste mês, os portões dos locais de aplicação serão abertos às 11h30 (horário de Brasília) e fecham às 13 horas. A aplicação terá cinco horas e meia de duração.

No segundo domingo (7), serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, bem como de matemática e suas tecnologias.

[Continua depois da Publicidade]

Nesse caso, os participantes terão cinco horas para finalizar o exame.

Os cadernos de questões do exame digital serão disponibilizados às 18h30 de cada dia de prova e os gabaritos das provas objetivas serão publicados no dia 10 de fevereiro.

Vale lembrar que, em Mato Grosso, mais de 98 mil candidatos se inscreveram para a prova impressa, sendo que mais de 60% se ausentaram no último dia do exame.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.