TeleLucas auxilia nos atendimentos de Covid-19 no município

Com o objetivo alcançado, teleatendimento deixa de funcionar a partir desta sexta-feira (25)

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

telelucas auxilia nos atendimentos de covid 19 no municipio
Ascom Prefeitura/arquivo

Prestes a completar um mês desde a sua retomada, o TeleLucas já realizou 839 atendimentos via WhatsApp nestas últimas semanas. Com a redução nos casos da Covid-19, um dos objetivos do serviço, o teleatendimento deixa de funcionar a partir desta sexta-feira (25).

Desde a retomada em 24 de janeiro até ontem (22), a Secretaria Municipal de Saúde registrou uma diminuição nos casos ativos de coronavírus em Lucas do Rio Verde, passando de 766 (24/01) para 101 (22/02), segundo os boletins divulgados.

Na primeira semana de retomada, chegaram a ser registrados mais de 300 atendimentos via TeleLucas, porém o número caiu, registrando apenas 6 nesta terça-feira (22).

“O TeleLucas, nesse formato, veio para dar o suporte nos atendimentos de síndromes gripais e pacientes com Covid. Ele cumpriu o objetivo e, nesse momento, a gente encerra novamente as atividades”, destacou a secretária de Saúde, Drª. Fernanda Heldt Ventura.

[Continua depois da Publicidade]

Ainda conforme a secretária, o serviço de teleatendimento apresentou bons resultados. “Podemos retornar com esse serviço assim que houver necessidade. O objetivo desta gestão é, a partir da reforma do Espaço Saúde, nós termos um local específico para o teleatendimento de forma ampliada”, completou.

Com a desativação, os profissionais retomam para suas funções de origem na Atenção Básica.

PSF Bieger Cidade Nova
A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde informa que o atendimento ao público do PSF XVI Bieger, localizado no bairro Cidade Nova, foi retomado na última segunda-feira (21). A unidade vinha sendo usada pela equipe do TeleLucas.

Atendimento nos PSFs
Os atendimentos nas unidades básicas de saúde (PSFs) continuam sendo realizados em esquema de períodos para casos específicos, para otimizar e agilizar os processos, sendo:

Manhã – 7h às 11h:
– Atendimento de demandas gerais – não relacionadas à Covid-19 e/ou síndromes gripais, com prioridade para gestantes, hipertensos e diabéticos em ajuste medicamentoso, urgências e puericultura (priorizando primeira consulta).
– Salas de vacina, conforme escala, respeitando as unidades com vacinas Covid e outras vacinas de rotina.
– Curativos e procedimentos.
– Atendimento odontológico – urgências clínicas, gestantes e puericultura e teste da linguinha.

Tarde – 13h às 17h:
– Testagem para Covid-19
– Atendimento de pacientes com sintomas respiratórios, sejam Covid ou não – serão encaminhados ao PAM somente os pacientes com agravamento do quadro clínico.
– Salas de vacina, conforme escala, respeitando as unidades com vacinas Covid e outras vacinas de rotina.
– Atendimento odontológico – urgências em pacientes sintomáticos respiratórios.
– Urgências e emergências – atendimento inicial com posterior encaminhamento ao PAM ou HSL.

Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.