Saúde mantém vacinação antirrábica para quem perdeu o Dia D em Lucas do Rio Verde

Aplicação das doses será realizada na Vigilância em Saúde, bairro Jardim das Palmeiras pela manhã e à tarde

Fonte: CenárioMT com informações Assessoria

img 20220918 wa0006
Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio

Os tutores de pets que não conseguiram levar cães e gatos para vacinar no dia D têm mais uma oportunidade. A aplicação das doses pode ser feita a partir desta terça-feira (20) na Vigilância em Saúde, localizada na Rua Corbélia, bairro Jardim das Palmeiras, em Lucas do Rio Verde. A unidade funciona das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Segundo a Secretaria de Saúde, a vacinação acontecerá até durar o estoque. Os tutores são orientados a levar a carteirinha vacinal.

Para ser vacinado, o animal precisa ter acima de três meses de vida e não estar doente no dia da vacinação. Além disso, em casos de fêmeas, não pode estar gestante ou amamentando.

O Dia D da campanha antirrábica aconteceu no sábado, na área urbana do município. Na ocasião foram vacinados 10.609 cães e gatos. A meta é imunizar 14.671 animais até o final da campanha deste ano.

[Continua depois da Publicidade]

Zona rural

Nesta segunda-feira (19), a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde informou que a vacinação de cães e gatos nas áreas rurais será na próxima sexta-feira (23), das 7h30 às 12h. A aplicação das doses será em espaços específicos.

Na Comunidade São Cristóvão, no PSF da comunidade, Campinho Verde em frente a igreja, na Groslândia no PSF da comunidade. Em Itambiquara será feita a avaliação com os moradores locais, indo até as residências onde houver necessidade.

Raiva animal

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda com um alto nível de letalidade, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e é capaz de comprometer gravemente o sistema nervoso central, causando grande inchaço no cérebro.

A raiva é transmitida para o ser humano por meio da saliva de animais que estejam infectados com o vírus. Se um animal, inclusive cães e gatos, estiver infectado com a raiva e morder, lamber ou arranhar um indivíduo, ele pode acabar por desenvolver a doença.

A vacinação dos animais é a melhor forma de prevenir a difusão da raiva. Dessa forma, a vacinação antirrábica é essencial não só para cães e gatos, como também é uma forma de prevenção da saúde pública.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.