Projeto da nova Escola Érico Veríssimo é apresentado à comunidade do bairro Rio Verde

Novo espaço será construído onde hoje é o campo de futebol do bairro, que será realocado na praça

Fonte: CenárioMT

IMG 0133 scaled

Moradores do bairro Rio Verde puderam conhecer, ontem à noite, o projeto de construção do novo prédio que vai abrigar a Escola Érico Veríssimo. A apresentação aconteceu na quadra do ginásio de esportes. A construção vai alterar a praça e o campo de futebol utilizado pelos moradores do bairro, um dos mais antigos de Lucas do Rio Verde.

Para não atrapalhar o ano letivo, a escola será construída no espaço onde atualmente é o campo de futebol, entre o PSF e a creche Irmãs Carmelitas. O projeto prevê a construção também de uma quadra coberta com vestiários. Entre escola e quadra poliesportiva, são cerca de 5 mil metros de construção.

A arquiteta Thais Priester explica que o projeto busca atender com qualidade alunos e os profissionais que atuam na unidade. As salas de aula serão bem amplas. Os corredores seguem essa tendência, amplos e fechados para não ter problemas com chuva. Thaís explica que o projeto busca aproveitar ao máximo a iluminação natural e ventilação, buscando um local arejado, planejado com áreas verdes.

A nova escola, que terá acesso pela Rua Bahia, contará também com salas de música e de dança. O refeitório da escola terá capacidade de atender em torno de 290 alunos. O espaço destinado à cozinha também será amplo e especifico para seu funcionamento.  No setor administrativo, haverá uma área exclusiva para os professores terem descanso e planejar as aulas.

[Continua depois da Publicidade]

“Fora toda a estrutura da escola, também vai ter uma área verde pra servir de parquinho. Então, de fato, foi pensado pra trazer conforto a todos os usuários”, destacou a arquiteta.

IMG 0142 scaled

“É uma escola que, além do projeto arquitetônico amplo e bonito, vai ter 14 salas de aula, mais toda a parte administrativa, a parte de oficinas e a quadra coberta. Além de espaços verdes para que as crianças façam as suas atividades recreativas. Então um projeto sim, inovador, um projeto de arquitetura moderna que vai proporcionar conforto e também qualidade aos serviços aqui prestados”, observou a Secretária de Educação, Elaine Lovatel.

Conforme a secretária de Educação, a migração para o novo prédio deve ocorrer até 2023.

Revitalização da praça e ginásio de esportes

A construção da nova escola Érico Veríssimo vai afetar diretamente o campo de futebol e a praça do bairro Rio Verde. O campo será reconstruído no local onde hoje é a praça, que será realocada, futuramente, no espaço ocupado pela escola. O ginásio Rio Verde também passará por processo de revitalização ao longo desse período.

“Mais qualidade e é o que a gente busca pra esse bairro aqui é um dos bairros mais antigos. O ginásio também é um ginásio dos nossos principais ginásios pra pro pros eventos esportivos. E a tão sonhada reforma no ginásio Rio Verde está próximo de acontecer. Agora a construção da praça depende da nova unidade escolar”, pontuou o secretário.

A arquiteta Thais Priester informou que, apesar da revitalização, a essência do ginásio vai permanecer. A parte externa não vai ser alterada, mesmo com a troca de telhado e pintura. “Aqui dentro que vai sofrer alteração de quantidade de arquibancada, que vai ser ampliada, o número de pessoas, a capacidade e também o número de vestiários e banheiros pra atender tanto a população quanto os jogadores”, explicou.

Atendendo pedido da comunidade

O prefeito Miguel Vaz observou que o anúncio da construção da nova Escola Érico Veríssimo acontece praticamente um ano após reunião com a comunidade. Em março do ano passado, o gestor se reuniu com lideranças do Rio Verde e ouviu sobre as demandas locais.

“Onze meses depois estamos aqui para apresentar o projeto para o bairro, para a comunidade, para o presidente do bairro, a diretoria, a direção da escola, a comunidade escolar, enfim, mostrar esse projeto que contempla além da escola, a reforma completa do ginásio, o campo de futebol que muda de local e também a praça. Então contempla aí vários equipamentos públicos importantes para o bairro. E que com certeza essa comunidade, esse bairro aguarda ansiosamente por esse investimento”, concluiu.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.