Prefeitura e instituições estudam melhoramento genético do milho

Ideia é melhorar a genética do milho para consumo e uso culinário e oferecer o alimento o ano todo na região

Fonte: Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria de Cultura e Turismo, a Fundação Rio Verde de Pesquisa e Cooperlaf se uniram para tratar sobre melhorias na produção de milho, desenvolver e ampliar pesquisas para atender o mercado local.

A intenção, segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Nunes, é que o milho, produzido hoje na região, que é mais industrial, seja estudado e melhorado geneticamente, para ser utilizado na produção de alimentos, com sabor e textura adequados ao paladar do consumidor final.

Para isso a Fundação Rio Verde deve contribuir com o desenvolvimento de pesquisas.

Outra ideia que será colocada em prática é o plantio de milho no Horto Municipal, com a intenção de atender a Festa do Milho em 2024, evitando a falta do produto para a confecção dos pratos comercializados. Serão cultivados 3 hectares de milho no local.

Paulo Nunes salienta que essa união de esforços, voltado para a cadeia do milho, tem como foco, produzir o alimento o ano todo no município, não somente no período de safra, com colheita de fevereiro a junho, respeitando a legislação vigente.

A Cooperativa Luverdense de Agricultores Familiares, também deve contribuir neste projeto, com a colaboração dos pequenos agricultores, que poderão produzir derivados do milho.

Durante o encontro, foram discutidas algumas ações para a organização da terceira edição da Festa do Milho no próximo ano.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.