24.4 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 22 setembro, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEPrefeitura avalia solicitação do Estado para municipalização escolar em Lucas do Rio...

Prefeitura avalia solicitação do Estado para municipalização escolar em Lucas do Rio Verde

Projeto segue em pauta nas reuniões da Educação para definir reformas e outras benfeitorias
Por Redação CenárioMT com Assessoria

A Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde recebeu, neste mês de agosto, o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, para analisar a proposta de redimensionamento da rede estadual de ensino. O Estado segue visitando os municípios de Mato Grosso para explicar o processo, em que os municípios assumem os anos iniciais do Ensino Fundamental, além da educação infantil, e ao Estado fica a responsabilidade pelos anos finais do Ensino Fundamental e pelo Ensino Médio, como determina a legislação federal.

Na proposta de municipalização, os pedagogos da rede estadual passarão pela regência da rede municipal, mas os direitos de salário e o plano de carreira serão do Estado. A municipalização não implicará em mudanças para os profissionais da Educação da rede municipal de ensino, seja dos anos iniciais, seja dos anos finais.

“O secretário conversou com os pedagogos e as equipes gestoras das escolas estaduais, que tiveram a oportunidade de tirar as suas dúvidas diretamente”, informou a secretária de Educação de Lucas do Rio Verde, Elaine Benetti Lovatel.

A gestão municipal segue em reuniões com o Estado para orientar as demandas da Educação. Uma solicitação de convênio para a reforma total do prédio da Escola Estadual Luiz Carlos Ceconello está entre as negociações.

“Está sendo uma oportunidade entre o Município e o Estado de unirem esforços e avaliarem a melhor maneira para que nosso ensino seja sempre de qualidade para os alunos e com todos os direitos garantidos aos profissionais da educação”, esclarece Elaine.

Municipalização

Municipalização é descentralizar uma rede de ensino (neste caso), conveniando Estados e Municípios, com vistas a dividir as despesas de transporte de alunos, a merenda escolar, as construções escolares, entre outros benefícios.

 

 

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Redes sociais

107,335FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,036SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Mato Grosso
“1ª Ferrovia Estadual será da indústria, do comércio e de todo mato-grossense”, destaca Carlos Fávaro
setembro 21, 2021
Mato Grosso
"Vai ter mais serviço, mais renda, tudo vai se encaixar aqui", afirma morador de Lucas do Rio Verde com a 1ª Ferrovia Estadual
setembro 21, 2021
Lucas do Rio Verde
Covid-19: Luverdenses não vacinados são a maioria em internados na UTI
setembro 21, 2021
LOCALIZADA!
Polícia localiza adolescente que estava desaparecida em Lucas do Rio Verde
setembro 21, 2021