29.1 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 22 maio, 2022
Publicidade
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEPrefeito Miguel Vaz recebe quadro de monumento da Encruzilhada Natalino

Prefeito Miguel Vaz recebe quadro de monumento da Encruzilhada Natalino

O quadro fará parte da exposição definitiva do Museu Histórico de Lucas do Rio Verde
Redação CenárioMT com Assessoria

O Museu Histórico de Lucas do Rio Verde continua organizando seu acervo físico e digital. Este mês recebeu um dos mais importantes artefatos da pré-história do município. Trata-se do quadro que representa o monumento da Encruzilhada Natalino.

O quadro foi uma doação feita por Jovan Gaspareto, entusiasta pelo tombamento do referido monumento junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).  A peça museológica representa a luta dos sem-terra do final da década de 70 e início dos anos 80.

“Esse artefato está intimamente ligado à história do município. Daquele movimento, foram encaminhadas 203 famílias em duas levas para assumir lotes como posseiros nos anos de 1981 e 1982, aqui no município, e a partir de então teve início toda a dinâmica de ocupação do espaço de Lucas do Rio Verde”, comentou o coordenador do Museu Histórico, Oliveira Neto.

O professor José Dário Munhak, que deu os primeiros passos para a organização física do Museu Históricos nos anos 2000, fez a intermediação para a aquisição da peça e participou da entrega do quadro ao prefeito.

“É gratificante vermos o Museu Histórico de Lucas do Rio Verde aos poucos se estruturando ao ponto de recebermos uma peça tão valiosa para a história de nosso município. Porque sem a história da Encruzilhada Natalino, poderíamos até termos um município de Lucas do Rio Verde, mas não sei se com a mesma importância que temos hoje”, ressaltou.

O prefeito Miguel Vaz também demonstrou otimismo com a recepção do artefato. “Esse quadro representa o início da nossa história. Apesar de já existirem pessoas ocupando a área na época da chegada dos colonos, foi a partir da vinda das famílias da Encruzilhada Natalino que a atenção do Governo Federal se voltou para a região. É importantíssimo nosso Museu preservar esse tipo de objeto, pois só assim as próximas gerações conhecerão mais profundamente a nossa história”, observou o prefeito.

O quadro fará parte da exposição definitiva do Museu a partir da inauguração do prédio que está sendo organizado para a ocupação e organização do acervo, no Parque do Buritis, no centro da cidade.

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

Mato Grosso
Polícia prende homem por agredir esposa gestante e enteada menor de idade em Lucas do Rio Verde
maio 22, 2022
Mato Grosso
Polícia realiza palestras para professores e comunidade escolar de Lucas do Rio Verde
maio 22, 2022
TRÂNSITO
Motorista perde controle de veículo e bate em carreta parada em Lucas do Rio Verde
maio 21, 2022
TRÁFICO DE DROGAS
Policiais militares apreendem mais de 19 quilos de entorpecente em Lucas do Rio Verde
maio 21, 2022