Oficial do Corpo de Bombeiros orienta condutores sobre cuidados relacionados ao trânsito

Capitão Corrêa observa que condutores podem evitar acidentes durante o período de confraternizações no fim de ano

Fonte: CenárioMT

lucas do rio verde registra mais de 500 acidentes com vitima em 2022
Ascom Prefeitura/Rubens Junior

Acidentes de trânsito estão entre as principais ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros ao longo do ano. Entre as causas dos acidentes estão a falta de atenção, imperícia e ingestão de álcool antes de assumir o comando de um veículo automotor. Preocupado em prevenir este tipo de ocorrência, o Corpo de Bombeiros realiza diversas ações em conjunto com outras forças de segurança e entidades que atuam no segmento.

Em razão das festas de fim de ano, quando as confraternizações e encontros quase sempre envolvem bebida alcoólica, o comando do Corpo de Bombeiros de Lucas do Rio Verde demonstra preocupação. Em entrevista ao Portal CenárioMT, capitão Gustavo Correa, subcomandante da 13ª CIBM, orienta os condutores luverdenses.

“Muitas pessoas associam o período de festividades com o uso de álcool. Grande parte acaba ingerindo álcool e depois vão fazer uso de veículos e acaba sofrendo acidentes”, observou. “A primeira orientação é: se fizer de álcool, evite o uso do veículo, seja motocicleta, seja um carro, enfim, não é recomendável que você use carro. Inclusive é proibido por lei, se trata de um crime”, ressalta.

Acidentes

O subcomandante da 13ª CIBM informa que de janeiro até o dia 25 de dezembro o Corpo de Bombeiros atendeu 697 acidentes de trânsito atendidos em Lucas do Rio Verde. “É um número extremamente expressivo, em que pese ser menor que o registrado em 2021, que foi um pouco maior. Mas temos que lembrar que o ano ainda não se encerrou e podemos alcançar, pois os números são bem próximos”, relata.

[Continua depois da Publicidade]

Capitão Correa alerta que é um número elevado para o porte de Lucas do Rio Verde. Além disso, grande parte desses acidentes é provocada por imprudência ou negligência de condutores. Contudo, os militares observam que há casos de imperícia no trânsito luverdense.

“Tem condutores de motocicletas que não possuem habilitação e conduzem. Por fim, acabam, por não ter habilitação e preparo necessário, sofrem acidentes ou cometem infrações de trânsito. Isso acaba resultando em acidente e as pessoas vão se machucar, na melhor das hipóteses. Na pior, podem ter sequelas graves para o resto das vidas ou até ir a óbito”, adverte.

Na estrada

A segunda orientação é relacionada às condições dos veículos que serão usados nos deslocamentos, em especial durante viagens, de média ou longa distância. Capitão Correa menciona que a revisão de itens de segurança é fundamental para evitar contratempos e acidentes durante os passeios.

Alguns itens que devem ser checados são os pneus, se estão em condições adequadas de uso, tanto na calibragem, quanto na conservação do acessório. Também é necessário cuidar da parte elétrica e de motor, pra não ficar na estrada. O proprietário deve verificar ainda se conta com dispositivos de sinalização em caso de parada para verificação do veículo. “Pra sinalizar a via, isso evita muito acidente. A gente acompanha na BR 163 que muitos acidentes acontecem por falta de sinalização de um veículo que foi obrigado a parar, por algum motivo. Esses cuidados que antecedem a viagem talvez sejam mais importantes que a própria viagem em si”, assinala.

A recomendação para quem vai pegar a estrada prosseguem em relação à sinalização viária e observação da velocidade máxima permitida nas vias. “É uma das causas de acidentes com maior número de vítimas, o excesso de velocidade”, alerta o oficial.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.