27.7 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 13 junho, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEMissa na Igreja Matriz celebra Dia da Padroeira de Lucas do Rio...

Missa na Igreja Matriz celebra Dia da Padroeira de Lucas do Rio Verde

Celebração acontecerá às 18 horas desta quinta-feira (13), feriado no município
Por Da Redação

A Igreja Nossa Senhora do Rosário de Fátima elaborou uma programação especial para comemorar o dia da Padroeira de Lucas do Rio Verde, nesta quinta-feira (13). A lei que estabelece a data como feriado municipal foi assinada em 1989, na gestão do prefeito, Werner Kothrade.

Para celebrar a data, a igreja Matriz do bairro Pioneiro elaborou programação especial. Pela manhã, jovens ciclistas participaram de uma ‘pedalada’ que partiu da Avenida Amazonas, centro de Lucas do Rio Verde. O local abriga a imagem da Padroeira. De lá, o grupo seguiu até a Comunidade Campinho Verde, zona rural do município. “No trajeto ocorreram momentos de parada onde rezaram o mistério do terço e encerrando a pedalada na praça da Igreja Matriz”, comentou o padre Odílio Hoepers, pároco da Igreja Nossa Senhora do Rosário de Fátima. À noite, os participantes concorrerão ao sorteio de 5 bicicletas.

A partir das 18 horas, será celebrada na Igreja Matriz a missa em homenagem a Nossa Senhora do Rosário de Fátima. De acordo com Hoepers, a escolha pela celebração no bairro Pioneiro se deve ao espaço maior no entorno da igreja, oportunizando que os fieis tenham conforto. Por conta da pandemia, a celebração seguirá os protocolos de biossegurança, como o uso de máscara obrigatório, distanciamento social de 1,5 m entre as pessoas e higienização das mãos.

“Teremos em todos os pontos álcool em gel, pedimos que todos venham com mascaras e também terão as possibilidades de trazer as suas cadeiras e manter o distanciamento, pois teremos bastante espaço para poder separar e não ter aglomeração de pessoas,” orientou o padre.

História

A data estabelecida lembra a primeira das três aparições que a Virgem Maria fez a três crianças em Portugal, no ano de 1917.  Nossa Senhora de Fátima ou Nossa Senhora do Rosário de Fátima é uma das designações atribuídas à Virgem Maria. Segundo relatos da época e da Igreja Católica, ela apareceu repetidamente a três pastores, crianças à época do acontecimento. As aparições aconteceram Fátima, sendo a primeira registrada no dia 13 de Maio de 1917. As aparições continuaram durante seis meses seguidos (exceto em agosto), sempre no mesmo dia.

A aparição é associada também a Nossa Senhora do Rosário, sendo aceita a combinação dos dois nomes, dando origem a “Nossa Senhora do Rosário de Fátima”.

Segundo relatos, “Nossa Senhora do Rosário” teria sido o nome pelo qual a Virgem Maria se haveria identificado, dado que a mensagem que trazia consigo era um pedido de oração, nomeadamente, a oração do Santo Rosário.


- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

IMUNIZAÇÃO
Lucas do Rio Verde imuniza 750 pessoas em Dia de Campanha contra a Covid-19
junho 13, 2021
Lucas do Rio Verde
Estrutura esportiva de Lucas do Rio Verde é destaque durante competição de futsal
junho 12, 2021