23.4 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 16 maio, 2022
Publicidade
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEMaratona pedagógica marca início do ano letivo em Lucas do Rio Verde

Maratona pedagógica marca início do ano letivo em Lucas do Rio Verde

Abertura aconteceu no pavilhão do Parque Roberto Munaretto e contou com profissionais de educação das redes municipal e estadual e de escolas particulares do município
CenárioMT

Teve início na manhã desta segunda-feira (24) e prossegue até amanhã a Maratona Pedagógica 2022. O evento é realizado pela Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde e marcou o início do ano letivo no município. Profissionais da educação das redes municipal e estadual e de escolas particulares participam do evento.

A abertura foi realizada no Parque de Exposições Roberto Munaretto, onde acontecem diversas ações entre hoje e amanhã. Também serão realizados palestras e workshops em outros ambientes, como a Câmara Municipal, auditório dos pioneiros (Prefeitura Municipal), Faculdade La Salle e Chácara Sagrada Familia.

Durante a abertura, a secretária de Educação, Elaine Lovatel, observou que as equipes terão vários desafios ao longo do ano letivo. O maior deles será reduzir o déficit pedagógico provocado pela pandemia. Durante boa parte de 2020 e 2021 as atividades educacionais aconteceram de forma remota, dificultando o aprendizado dos alunos.

“Nós mapeamos todas as nossas crianças no ano passado, numa avaliação educacional, e constatamos que ainda nós temos muito trabalho pra fazer na recuperação do déficit pedagógico”, pontuou Elaine. “Mas o ano inteiro vai ser de formação e trabalhos internos”, ressaltou.

O prefeito Miguel Vaz observou que a Maratona Pedagógica tem como objetivo trazer uma mensagem positiva e de otimismo. Ele lembrou que as palestras e atividades são importantes para que os profissionais desenvolvam suas funções buscando preparar bem os alunos para o futuro.

“Que a gente consiga evoluir também naquilo que é a essência, que é o aprendizado, a formação das pessoas, entregar um aluno mais preparado, pessoas mais preparadas. Quem está preparado através da educação, se torna cidadão independente, que vai à luta, que se resolve na vida”, assinalou.

Aulas presenciais

O lançamento do ano letivo acontece com a expectativa de que as aulas nas escolas públicas e particulares sejam 100% presenciais.

O prefeito luverdense observou que a tendência é que as escolas recebam 100% dos alunos, mas fez questão de ressaltar os cuidados com a manutenção dos protocolos de biossegurança.

“O momento exige muitos cuidados. A gente tem essa nova variante, não tem se agravado tanto, mas a gente continua com as preocupações. Então recomendo sempre que o cuidado com o protocolo, o uso de máscaras e álcool em gel é o caminho”, destacou.

“Sim nós estamos preparados para receber as crianças no presencial. As famílias que não se sentirem seguras em mandar seus filhos, procurem o gestor da escola, conversem com o gestor para que seja pensado numa estratégia. Mas, oficialmente, as escolas dia 31, se permanecer sem nenhum decreto maior, de nível estadual, nós vamos estar iniciando com os alunos dentro da unidade escolar. Com todos os cuidados de protocolos de segurança, mas com aula efetivamente presencial”, citou Elaine.

A União Faz a Vida

Representantes da Cooperativa Sicredi participaram da abertura. O presidente da instituição, Eledir Techio, lembrou que Sicredi e Prefeitura são parceiros há 16 anos. Ele comentou que o programa A União Faz a Vida tem feito diferença nas vidas de diversos luverdenses. As atividades do programa têm como princípios e valores de cooperação, cidadania e empreendedorismo. Muitos dos que participaram do programa já estão no mercado de trabalho.

“Inclusive a Sicredi já está contratando colaboradores que passaram pelo programa. E eu acho que esse é muito importante, não só pra Sicredi, mas pra toda uma sociedade aonde você tem as pessoas que tiveram a oportunidade de passar por esse programa colocando isso em prática”, avaliou.

Rodada de palestras

Além de Lucas do Rio Verde, outras 14 cidades mato-grossenses que contam com o Programa A União Faz a Vida receberão palestras cujo objetivo é atender os profissionais no início do ano letivo.

“São vários professores, palestrantes renomados em nível de Brasil. Várias serão presenciais, pois em alguns municípios não será possível em função da pandemia, mas dizer que depois de 2 anos é a satisfação de estar voltando quase que à normalidade com cuidados”, ressaltou Techio.

“A Sicredi então está fazendo esse investimento nos 15 municípios onde estamos presente. Objetivo é poder também contribuir, que o professor vá pra sala de aula um pouco mais preparado nesse início de ano, com coisas novas que estão acontecendo, principalmente na área de educação. E trazer esse espírito de cooperação, de cidadania, ajuda mútua e empreendedorismo pra todas as crianças e consequentemente pra toda comunidade”.

Celso Ferreira Neryhttps://www.cenariomt.com.br
É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

RESPONSABILIDADE NO TRÂNSITO
Prefeitura de Lucas do Rio Verde divulga sequência de ações programadas para o Maio Amarelo
maio 16, 2022
JETON DE PRESENÇA
Câmara reprova projeto que criava remuneração a membros de comissão e conselhos do Previlucas
maio 16, 2022
Lucas do Rio Verde
Assistência Social e Senac concluem mais quatro capacitações para população luverdenses
maio 16, 2022
ACIDENTE NO TRÂNSITO
Jovem morre após grave acidente em Lucas do Rio Verde
maio 16, 2022