24.7 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 01 agosto, 2021
InícioCENÁRIO AGROLucas do Rio Verde caminha para se tornar um grande entroncamento ferroviário

Lucas do Rio Verde caminha para se tornar um grande entroncamento ferroviário

O município deve se tornar um dos maiores entroncamentos ferroviário da América Latina
Por Redação CenárioMT com Assessoria

Com o objetivo de melhorar a logística da produção de Mato Grosso, Lucas do Rio Verde caminha para se tornar um grande entroncamento ferroviário. A notícia ganhou ainda mais destaque após o ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, lembrar do município luverdense durante evento realizado em Contagem, Minas Gerais, sobre a entrega da 500ª locomotiva de corrente alternada (AC44) produzida no Brasil.

O primeiro passo para o entroncamento ferroviário será a extensão da Ferronorte, de Rondonópolis até Lucas do Rio Verde. Durante o evento, Tarcísio disse que o assunto é tratado como prioridade no ministério.

“Eu imagino que Lucas do Rio Verde vai ser o grande entroncamento ferroviário do Brasil, de onde vai nascer a Ferrogrão chegando até Miritituba, a Ferronorte passando por Rondonópolis, Aparecida do Taboado, ligando a malha Paulista, e a Fico que vai começar em Lucas do Rio Verde e vai terminar em Ilhéus”, destacou o ministro.

Ainda segundo Tarcísio de Freitas, a extensão da Ferronorte será a primeira autorização do Ministério na modalidade de contrato de adesão para terminais privados.

Para o diretor executivo de Governo de Lucas do Rio Verde, Aluízio Bassani, a notícia é motivadora. “É muito gratificante receber essa notícia do ministro, que será concedida autorização para que a Ferronorte chegue até Lucas do Rio Verde. Nós já tínhamos uma notícia do próprio ministro que aqui, possivelmente, será um dos maiores entroncamento ferroviário da América Latina, e isso nos motiva ainda mais para trabalhar com muita responsabilidade, preparando o município  para receber essa avalanche de investimentos”.

A operação na Ferronorte é responsabilidade da Rumo Logística. Representantes da empresa devem cumprir agenda nesta quarta-feira (14) com o Prefeito Miguel Vaz e autoridades do Executivo. Em pauta estará a expansão da malha ferroviária, chegando ao município luverdense.

“Esperamos que essa autorização seja o mais breve possível. Isso faz com que os investimentos aconteçam aqui na região, que é muito importante no cenário nacional com relação à produção de grãos, de carnes, enfim, uma notícia muito importante para todo o Mato Grosso”, destacou Miguel Vaz.

Entroncamento Ferroviário
São três ferrovias que terão o encontro em Lucas do Rio Verde. A primeira delas é a extensão da Ferrovia Senador Vicente Vuolo (Ferronorte), que atualmente liga o Porto de Santos a Rondonópolis. O novo trecho deve seguir até Cuiabá e Lucas do Rio Verde.

A segunda, a Ferrogrão, sairá de Lucas do Rio Verde, passando por Sorriso, Sinop até o Porto de Miritituba, no Rio Tapajós.

Já a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) ligará Água Boa, passando por Lucas do Rio Verde, ao município de Mara Rosa (GO), onde está a Norte-Sul.

Confira a declaração do ministro Tarcísio de Freitas sobre o entroncamento ferroviário em Lucas do Rio Verde:

 

 

 

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Gosta de economia, assistir séries, filmes de ação e gosta de videogames. Editor no CenárioMT nos cadernos de Economia e Mundo, mas nem por isso deixa uma notícia regional em branco, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.
- Publicidade -

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde adere campanha “Agosto Dourado” em incentivo ao aleitamento materno
agosto 01, 2021
33 anos
Prefeitura anuncia ações voltadas para o aniversário de Lucas do Rio Verde
agosto 01, 2021