Lucas do Rio Verde: Agentes da GCM passam por capacitação com a Semana Jurídica

Evento é mais uma etapa para que os agentes passem a usar armas de fogo

Fonte: CenárioMT

WhatsApp Image 2023 05 12 at 15.33.16

Os agentes da Guarda Civil Municipal de Lucas do Rio Verde estarão, em breve, atuando nas ruas com armas de fogo. Para isso acontecer, o efetivo vem passando por diversas capacitações. A parte prática foi realizada há um ano, em Cotia, São Paulo. Agora é a vez de adquirir conteúdos teórico.

Por este motivo, os agentes passam pela Semana Jurídica, um período em que o efetivo aprofunda o conhecimento em relação as atribuições de cada instituição.

O secretário de Segurança de Lucas do Rio Verde, Marcos Cunha, explica que a realização da Semana Jurídica faz parte do processo de capacitação, cumprindo o protocolo da Polícia Federal. Desta forma os agentes da GCM poderão atuar armados durante a jornada de trabalho.

“É um processo e nós estamos avançando em passos largos. Eu queria agradecer a todos aqueles que têm participado dessa Semana Jurídica para que nós possamos cada vez mais preparar os nossos guardas civis municipais”, assinalou.

[Continua depois da Publicidade]

Avanço

A rotina do agente da Guarda Civil Municipal, conforme o comandante Jota Lima, precisa de todo aparato possível. Com a lavratura de boletins de ocorrência, os agentes necessitam do conhecimento para entender que eles podem se transformar em inquéritos policiais e processos jurídicos. Caso cheguem a esse patamar, serão analisados por promotores, defensores e pela justiça.

“Nós estamos alinhando isso, esse trabalho de conhecimento de todas essas autoridades. O guarda civil hoje sabe quem é e qual é a função do defensor público, do Ministério público, do promotor e do juiz. Então é esse alinhamento, esse conhecimento que nós estamos adquirindo agora nessa semana jurídica”, destacou.

Investimentos

O secretário de Segurança comentou ainda que a capacitação está dentro do planejamento para o fortalecimento da segurança em Lucas do Rio Verde. Cunha acrescentou que dentro do processo está a reestruturação da GCM, aquisição de armamento e concurso para 60 novos agentes, dos quais 30 deverão ser chamados imediatamente.

Além disso, Cunha mencionou que há outros investimentos, como a implantação da rede de fibra óptica, com mais de 120 km de rede.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.