Escola Militar Tiradentes de Lucas forma primeira turma na nova sede. Cerimônia contou com autoridades e comunidade

Unidade passou a funcionar no bairro Bandeirantes em agosto deste ano, contando com uma nova estrutura de ensino

Fonte: CenárioMT

Formatura Escola Militar098 1
Foto: CenárioMT

Uma cerimônia que contou com presenças de autoridades e da comunidade, marcou a formatura de 24 estudantes do terceiro ano da Escola Militar Tiradentes de Lucas do Rio Verde. É a primeira formatura na nova sede da escola. Desde agosto deste ano, a Escola Soldado Adriana Morais Ramos passou funcionar no bairro Bandeirantes.

A nova estrutura educacional foi citada durante as falas das autoridades presentes à formatura. O prefeito Miguel Vaz Ribeiro e o presidente da Câmara, Daltro Figur, mencionaram a mudança de espaço e o ganho que a instituição ganhou.

“Há um ano vocês não tinham definido exatamente ainda onde seria a escola e por graça e empenho e vontade política hoje vocês têm esse ambiente maravilhoso, um espaço muito especial”, destacou Figur.

“A Escola Militar Tiradentes tem sido referência no estado de Mato Grosso, uma escola muito querida aqui no município de Lucas do Rio Verde, a comunidade, a cidade abraça muito essa ideia da escola militar”, observou Miguel Vaz. “Sei que vocês concluíram agora esse último ano aqui nessas novas instalações. Fiquei contente por ter participado do processo para que a Escola Militar fosse instalada aqui nesse prédio”.

[Continua depois da Publicidade]

Cerimônia

A formatura foi realizada na quadra de esportes da escola. Os familiares e convidados foram instalados em cadeiras espalhadas pela quadra. A Banda Musical da Polícia Militar participou da cerimônia, dando um toque solene ao momento vivido pelos 24 jovens.

Falando em nome da turma, o formando Murilo Freitas da Silva lembrou as dificuldades enfrentadas ao longo dos últimos 3 anos e meio. Mas que as dificuldades encontradas ao longo do caminho serviram para unir a turma. “Hoje somos uma família, hoje somos mais que apenas amigos e colegas. Passamos muitos momentos juntos, momentos felizes, momento  de raiva. Brigamos bastante. Vários momentos sobre assuntos cada vez mais aleatórios do que os outros”, disse.

Murilo destacou ainda que o sentimento naquele momento era de gratidão. Ele citou alguns militares envolvidos na formação dos estudantes, professores e familiares. “Como pais, irmão  e avós. Eles cuidaram de nós, nos orientaram e fizeram de tudo e o e o impossível pra que estivéssemos aqui hoje. Gostaria de prestar um agradecimento especial a todos os nossos professores por terem nos aturado até aqui. Eu sei que não fomos fáceis, fomos alunos bem difíceis, mas fizemos por merecer e estão  aqui pra mostrar que sim, nós podemos quando a gente quer”, pontuou.

“Esse é o nosso momento. Como dizíamos antes de entrar aqui esse é o nosso momento de brilhar. Então vamos porque essa fase acabou, mas vêm muitas outras por aí muito obrigado a todos”, encerrou o formando, sugerindo que cada um dos colegas entregassem uma lembrancinha às pessoas especiais que contribuíram decisivamente para que a formatura se tornasse realidade.

Novos desafios

A formação no ensino médio é um momento importante para os jovens, que passam a buscar um caminho profissional. Por isso, ao enaltecer o momento vivido pelos formandos, o comandante da Polícia Militar, Tenente Coronel Paulo Secchi, agradeceu a todos os envolvidos no processo de formação dos jovens. Em especial, aos pais que confiaram à Escola Militar a preparação deles. “Esperamos que tenhamos conseguido entregar o que vocês esperavam que é tudo o que eles manifestaram no juramento.  Se eles cumprirem tudo que está no juramento nós não temos dúvida que a Escola Militar os preparou para a vida, a partir do terceiro ano do ensino médio”, destacou.

O oficial militar observou que o momento é de aproveitar e celebrar a formação. Contudo, os 24 jovens estarão prontos para novos desafios. “A partir do momento que vocês saírem por aquele portão estarão começando outra fase e eu não tenho dúvida que os senhores estão totalmente preparados para o mercado de trabalho, para buscar fazer os seus cursos profissionalizantes. É só os senhores irem atrás dos seus sonhos. Eu acredito, os seus familiares acreditam, a sociedade luverdense acredita e a Polícia Militar acredita nos senhores. Então, senhores, vão e vençam”, desejou Secchi.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.