15.5 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 10 agosto, 2022
Publicidade
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEComerciantes definem pauta de manifestação que acontecerá nesta sexta-feira em Lucas

Comerciantes definem pauta de manifestação que acontecerá nesta sexta-feira em Lucas

Grupo se reuniu pela manhã e já tem confirmação de que o prefeito Miguel Vaz receberá comitiva após manifesto
Texto por Da Redação

Representantes de segmentos comerciais que atuam no período noturno em Lucas do Rio Verde se reuniram para definir a pauta da manifestação que será realizada amanhã, sexta-feira (19). O encontro contou com as participações de vereadores.

Durante o ato, os comerciantes expuseram suas preocupações com as restrições impostas por decreto baixado pelo governo estadual no início do mês. O documento, que busca diminuir o avanço do coronavírus em Mato Grosso, foi prorrogado. Agora, até o início de abril, os comércios têm algumas medidas restritivas a atender.

De acordo com um dos mobilizadores, Robby Alisson, o grupo busca flexibilizar o horário de funcionamento do comércio tendo em vista os prejuízos que vem enfrentando por causa do decreto.

O problema acaba sendo absorvido também por trabalhadores. Muitos perderam o emprego em razão da queda acentuada do movimento comercial. A maioria das empresas está sendo forçada a trabalhar apenas com sistema delivery, tornando desnecessária a presença de alguns colaboradores.

“As nossas vendas caíram drasticamente, no mínimo pela metade. Eu mesmo tive que dispensar 3 das minhas funcionárias e hoje estou com uma”, revelou o empresário, citando que essa é uma realidade vivida por praticamente todos os comerciantes do segmento.

Reunião com o prefeito

Nesta sexta-feira (19) o grupo vai realizar um manifesto na Prefeitura Municipal a partir de 9 horas. CenárioMT foi informado que o prefeito Miguel Vaz se prontificou a receber uma comissão dos empresários logo após o manifesto.

“O ato de hoje é buscar união junto ao nosso Legislativo municipal, que nos atenderam muito bem, nos ouviram”, comentou o empresário. “A nossa cobrança é um ato de poder trabalhar”.

O presidente da Câmara, Daltro Figur, participou da reunião e reconheceu a legitimidade do ato. Ele disse saber das preocupações dos empresários, dos empregos gerados e que podem desaparecer. Porém, ele citou que existe um decreto estadual que precisa ser cumprido. “É um decreto que foi firmado junto com o Ministério Público. Entendo a necessidade de flexibilização de horário, mas pro momento é só outro decreto ‘afrouxando’ as medidas”, disse.

Figur disse que o prefeito também está preocupado com a situação. Ele destacou que uma equipe está tentando se reunir com o governador na Capital do Estado para tentar flexibilizar o funcionamento desse segmento comercial.

Agenda em Cuiabá

Por meio das redes sociais, o prefeito Miguel Vaz anunciou ainda nesta quarta-feira (17), uma audiência com o governador Mauro Mendes. O encontro contou ainda com as participações dos prefeitos de Sorriso, Ari Lafin, e de Nova Mutum, Leandro Felix.

“Nós tivemos essa solicitação (flexibilização do funcionamento do comércio) por meio do Consórcio no início de março e conseguimos uma flexibilização para supermercados e restaurantes”, relatou. “Entendemos que o momento ainda é muito complicado com relação a pandemia, mas percebemos que esse setor é um dos que mais prejudicados nestas três cidades, e é necessário esse pleito junto ao Governo do Estado”, emendou.

O prefeito destacou que o município vem cumprindo o decreto, mas busca mecanismos para atender ao segmento que tem enfrentado dificuldades para manter seu funcionamento.

Celso Ferreira Nery
Celso Ferreira Neryhttps://www.cenariomt.com.br
É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Assistência Social realiza encontro sobre violência doméstica com merendeiras escolares
agosto 09, 2022
Lucas do Rio Verde
Prefeitura abre novas vagas para a Brigada Municipal Mista em Lucas do Rio Verde
agosto 09, 2022
Semana do Bebê
Prefeitura de Lucas do Rio Verde divulga programação da Semana do Bebê
agosto 09, 2022
Lucas do Rio Verde
Projeto de implantação do campus da UFMT é apresentado para a Gestão Miguel Vaz
agosto 09, 2022