Comerciantes definem pauta de manifestação que acontecerá nesta sexta-feira em Lucas

Grupo se reuniu pela manhã e já tem confirmação de que o prefeito Miguel Vaz receberá comitiva após manifesto

Fonte: Da Redação

WhatsApp Image 2021 03 18 at 15.21.01
CenárioMT

Representantes de segmentos comerciais que atuam no período noturno em Lucas do Rio Verde se reuniram para definir a pauta da manifestação que será realizada amanhã, sexta-feira (19). O encontro contou com as participações de vereadores.

Durante o ato, os comerciantes expuseram suas preocupações com as restrições impostas por decreto baixado pelo governo estadual no início do mês. O documento, que busca diminuir o avanço do coronavírus em Mato Grosso, foi prorrogado. Agora, até o início de abril, os comércios têm algumas medidas restritivas a atender.

De acordo com um dos mobilizadores, Robby Alisson, o grupo busca flexibilizar o horário de funcionamento do comércio tendo em vista os prejuízos que vem enfrentando por causa do decreto.

O problema acaba sendo absorvido também por trabalhadores. Muitos perderam o emprego em razão da queda acentuada do movimento comercial. A maioria das empresas está sendo forçada a trabalhar apenas com sistema delivery, tornando desnecessária a presença de alguns colaboradores.

[Continua depois da Publicidade]

“As nossas vendas caíram drasticamente, no mínimo pela metade. Eu mesmo tive que dispensar 3 das minhas funcionárias e hoje estou com uma”, revelou o empresário, citando que essa é uma realidade vivida por praticamente todos os comerciantes do segmento.

Reunião com o prefeito

Nesta sexta-feira (19) o grupo vai realizar um manifesto na Prefeitura Municipal a partir de 9 horas. CenárioMT foi informado que o prefeito Miguel Vaz se prontificou a receber uma comissão dos empresários logo após o manifesto.

“O ato de hoje é buscar união junto ao nosso Legislativo municipal, que nos atenderam muito bem, nos ouviram”, comentou o empresário. “A nossa cobrança é um ato de poder trabalhar”.

O presidente da Câmara, Daltro Figur, participou da reunião e reconheceu a legitimidade do ato. Ele disse saber das preocupações dos empresários, dos empregos gerados e que podem desaparecer. Porém, ele citou que existe um decreto estadual que precisa ser cumprido. “É um decreto que foi firmado junto com o Ministério Público. Entendo a necessidade de flexibilização de horário, mas pro momento é só outro decreto ‘afrouxando’ as medidas”, disse.

Figur disse que o prefeito também está preocupado com a situação. Ele destacou que uma equipe está tentando se reunir com o governador na Capital do Estado para tentar flexibilizar o funcionamento desse segmento comercial.

Agenda em Cuiabá

Por meio das redes sociais, o prefeito Miguel Vaz anunciou ainda nesta quarta-feira (17), uma audiência com o governador Mauro Mendes. O encontro contou ainda com as participações dos prefeitos de Sorriso, Ari Lafin, e de Nova Mutum, Leandro Felix.

“Nós tivemos essa solicitação (flexibilização do funcionamento do comércio) por meio do Consórcio no início de março e conseguimos uma flexibilização para supermercados e restaurantes”, relatou. “Entendemos que o momento ainda é muito complicado com relação a pandemia, mas percebemos que esse setor é um dos que mais prejudicados nestas três cidades, e é necessário esse pleito junto ao Governo do Estado”, emendou.

O prefeito destacou que o município vem cumprindo o decreto, mas busca mecanismos para atender ao segmento que tem enfrentado dificuldades para manter seu funcionamento.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.