Campanha busca conscientização no uso do transporte público em Lucas do Rio Verde

Durante uma semana, artistas usaram os ônibus como palco e enfatizaram necessidade do respeito aos assentos preferenciais e cuidados com os veículos

Fonte: CenárioMT

WhatsApp Image 2022 12 21 at 10.30.17
Foto: Divulgação

A arte como meio de educar e conscientizar. Foi desta forma que a empresa Viação Lucas desenvolveu a campanha ‘Dê a Preferência’ e ‘Viagem sem Riscos’. Durante cinco dias, um grupo teatral independente acompanhou várias linhas desenvolvidas pela empresa em Lucas do Rio Verde passando sua mensagem.

Os atores Jorge Sepulveda, Cleonice Arruda e Gabi Britto usaram o teatro e a música para falar sobre o uso do assento reservado ou preferencial com foco na pessoa idosa e cuidados com os veículos, evitando fazer rabiscos nos ônibus. De acordo com a empresa, os personagens foram enfáticos ao passar a mensagem e o “combinado” de respeitar o assento reservado.

WhatsApp Image 2022 12 21 at 10.30.16

Os artistas subiam no interior dos ônibus cumprimentavam os passageiros e iniciavam a música, cantada por todos os personagens de forma animada e ao mesmo tempo com o caráter informativo e apelativo à temática proposta. Ao final da canção iniciava-se o diálogo entre as personagens sobre os rabiscos no interior dos veículos. A apresentação era finalizada com uma despedida e um combinado com os passageiros.

[Continua depois da Publicidade]

“Foi muito boa (a recepção da mensagem). Encorajou as pessoas e elas se sentiram mais seguras em reivindicar o lugar reservado”, comentou Jorge Sepúlveda, que interpretou o personagem Zequinha. Cleonice interpretou Dona Gema e Gabi a personagem Dona Dora.

Várias apresentações

A campanha foi desenvolvida entre os dias 7 e 13 deste mês. Os artistas visitaram várias linhas de ônibus com 17 apresentações ao todo.

O trabalho foi desenvolvido em vários momentos ao longo do dia. Durante as apresentações os artistas se depararam com estudantes e trabalhadores sentados nos assentos preferenciais. Diante da manifestação dos demais passageiros, quem usava os assentos destinados a idosos cediam as vagas.

“Todos os que se manifestaram conosco o fizeram de forma positiva e de incentivo. Fomos filmados ou fotografados em quase todas as apresentações”, informou Jorge.

Uma das ‘respostas’ da campanha ocorreu dentro do próprio ônibus. Um usuário do transporte público, identificado apenas por Zequinha, gravou um depoimento destacando a importância do trabalho. “Depois que vocês fizeram esse trabalho melhorou bastante, quase 100%. As pessoas não davam os assentos aos idosos. Eu mesmo vi mulheres sentando no chão porque não davam cadeira pra elas sentarem”, comentou. Zequinha assistiu a duas apresentações da campanha.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.