Alunos da Escola Renascer retomam atividades do projeto de equoterapia

Projeto é fruto de parceria do Senar MT com o Centro de Equoterapia Rancho Alegre e APAE

Fonte: CenárioMT

equoterapia rancho alegre 7 scaled

Foram retomadas nesta quarta-feira (15) as atividades do projeto de equoterapia que atende alunos da APAE em Lucas do Rio Verde. O projeto é fruto de parceria do Senar MT, APAE e o Centro de Equoterapia Rancho Alegre. Ele funciona desde 2009.

Ao todo, 15 alunos matriculados na Escola de Educação Especial Renascer, mantida pela APAE, participaram das atividades. Elas acontecem nas manhãs de quarta-feira. A partir deste ano, as atividades acontecem no espaço mantido por Elias Bareia e Luiz Binotti.

A diretora da Escola Renascer, Eliana Uliana, disse que a comunidade escolar estava ansiosa pela retomada das atividades. “Ainda mais com o novo local”, observou a diretora.

Eliana explicou que neste primeiro semestre será feita uma experiência diferente. “Enviaremos os alunos de uma determinada turma. Na quarta-feira, a professora adaptará seu planejamento para realizar as atividades no Haras. Acredito que é muito positivo para eles essa mudança de ambiente”, disse.

[Continua depois da Publicidade]

A fisioterapeuta Lucimara de Paula disse que o ganho para os alunos é importante. “É um projeto que ajuda muito, pois é um público que de outra forma não conseguiria fazer essa terapia”, disse.

Ampliação

Lucimara explica que o local que atendia o projeto de equoterapia já não comportava as atividades. O Rancho Alegre foi implantado em 2002 e por duas décadas atendeu a comunidade luverdense, seja com o projeto de equoterapia ou com aulas de equitação.

“Tudo ali foi planejado, cada muda de grama, cada tábua, a gente planejou tudo, estruturou pensando na equoterapia, que é o atendimento para crianças e jovens com algum tipo de necessidade especial, desde problemas emocionais, fobias, hiperatividade, problemas comportamentais e problemas motores, físicos”, disse Lucimara.

Agora, com espaço maior, o projeto tende a ser ampliado, assim como a equipe multidisciplinar envolvida nas atividades do rancho.

Outras informações sobre as atividades desenvolvidas no local podem ser obtidas com a fisioterapeuta pelo telefone (65) 9633-2619.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.