20.3 C
Lucas do Rio Verde
terça-feira, 13 abril, 2021
InícioMATO GROSSOGoverno Federal pode ficar com parte das vacinas compradas por Mauro para...

Governo Federal pode ficar com parte das vacinas compradas por Mauro para MT

Por CENÁRIOMT COM INF. REPÓRTERMT

O governador Mauro Mendes (DEM) falou que existe um risco de o Governo Federal assumir a compra das 37 milhões de doses da Sputnik V, negociadas diretamente pelos Consórcios dos Governadores da Amazônia Legal e do Nordeste, e destinadas para o Plano Nacional de Imunização (PNI), do Sistema Único de Saúde (SUS).

Mauro disse isso, porque está previsto na legislação brasileira que toda vacina comprada diretamente por municípios e estados, assim como pelo setor privado, sem o intermédio do Ministério da Saúde deverá ser incluída no PNI. O Governo Federal, esclareceu assim o governador, pode pagar ou ressarcir a todos os Estados dos Consórcios pelas doses adquiridas e estas serem realocada para o PNI.

“Eu sinceramente prefiro que ele não pague, que nós paguemos e fique conosco. Eu prefiro pagar e ficar com as vacinas, do que entregá-las para o PNI”, comentou. No fim da tarde dessa quarta-feira (31), Mauro anunciou a aquisição de 1,2 milhão doses da Sputnik somente para o Estado.

Ele está confiante no aval do Supremo Tribunal Federal (STF) que autorizou estados e municípios a adquirirem vacina diretamente caso a programação da União não seja suficiente para imunizar a população de determinada região.

 “Risco existe, mas o STF já se manifestou se nós pagarmos nós devemos ter propriedade. Quem paga é dono do produto”, concluiu.


Dayelle Ribeirohttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

MAIS DENÚNCIAS
Relatório mostra aumento de denúncias relacionadas a covid-19, diz Guarda Municipal
abril 12, 2021
PODER LEGISLATIVO
Lucas do Rio Verde: Indicação sobre titular na Secretaria de Cultura gera impasse na Câmara
abril 12, 2021