Estudantes de escola do campo em Sorriso visitam Órgão Central da Seduc-MT

A visita da Escola Estadual Cristiano Araújo Pires fez parte de um projeto de aula de campo e teve como um dos objetivos conhecer a organização funcional do órgão central

Fonte: CenárioMT

estudantes de escola do campo em sorriso visitam orgao central da seduc mt
Harleid Claiton

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), recebeu nesta quinta-feira (17.11), um grupo de estudantes da Escola Estadual do Campo Cristiano Araujo Pires, do Distrito Boa Esperança, em Sorriso. A visita, muito animada, curiosa e atenta, foi para conhecer a Administração Central da Seduc-MT e entender os caminhos que a Educação percorre até chegar ao destino final, a sala de aula.

Eles participaram de uma palestra, onde conheceram todas as secretárias adjuntas que regem a Educação Pública em Mato Grosso. Além disso, conheceram a secretaria adjunta de Gestão Educacional (SAGE), a Superintendência de Diversidades (SUDI) e a Coordenadoria de Educação do Campo e Quilombola (COCQ), que também é responsável pela Educação Indígena e Educação Especial.

A Secretária Adjunta de Gestão Educacional, Lélia Brun, ficou muito empolgada com a visita, principalmente pelo fato dos alunos virem de tão longe especialmente para conhecer o Órgão Central. “É muito gratificante receber os alunos e sentir algo que desperta essa curiosidade que move a juventude. A nossa pasta tem muitas políticas educacionais e vocês podem ser multiplicadores dessas políticas não somente na escola, mas, na região de vocês”, concluiu indagando a importância da participação dos alunos nos projetos escolares.

Para Andressa Lemes Andrade, aluna do 2º Ano do Ensino Médio, conhecer a Administração Central da Seduc-MT foi uma oportunidade única. “Vimos aqui o empenho e a dedicação de cada um para chegar até nós. Espero que outras escolas também possam conhecer e ver de perto como funciona tudo isso”, disse.

[Continua depois da Publicidade]

Sabendo da necessidade de associar teoria à prática, os estudantes participaram de um intercâmbio cultural com visita a Comunidade Quilombola Mata Cavalo, para tratar da interdisciplinaridade a base comum envolvendo temas paralelos, como etnomatemática, história e cultura social. Além disso, os alunos puderam conhecer sua extensão, onde os moradores vivem, suas histórias, principais pontos comunitários e culturais da comunidade. O ponto focal dessa atividade foi a Escola Estadual Quilombola Tereza Conceição de Arruda.

Uma das responsáveis pela visita dos alunos até a Seduc-MT, professora Graciela Regines, educadora na escola desde 2006, afirmou que a visita superou todas suas expectativas. “Tínhamos muita curiosidade em saber como era a Seduc-MT, o que é e como funciona de fato. Estamos felizes por ter conhecido tudo e surpresos pela grandiosidade física e humana”, expôs a professora.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.