20.8 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 16 janeiro, 2022
Publicidade
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDECampanha ‘Corte Amigo’ reduz cortes de água em 54% em Lucas do...

Campanha ‘Corte Amigo’ reduz cortes de água em 54% em Lucas do Rio Verde

Projeto do Saae é voltado para munícipes com débitos na autarquia
Por Redação CenárioMT com Assessoria

Para evitar que os munícipes com débitos tenham o fornecimento de água interrompido imediatamente, o Saae de Lucas do Rio Verde – Serviço Autônomo de Água e Esgoto – implantou, em agosto deste ano, a Campanha Corte Amigo. O objetivo é conscientizar a população para o pagamento em dia das contas de água, evitando o corte.

Nesta campanha, moradores que possuem a partir de duas faturas em aberto podem ter o Corte Amigo realizado. Ele consiste na colocação de um adesivo de aviso, lacrando o registro de água, porém que pode ser retirado pelo munícipe a qualquer tempo, sem prejuízo no abastecimento. A medida é um alerta sobre a necessidade de quitação das faturas atrasadas.

Depois que o adesivo é colocado, o proprietário terá até seis dias para comparecer na sede da autarquia e realizar a regularização dos débitos. Caso o morador não regularize a situação no período estipulado, terá a interrupção do fornecimento de água, desta vez não sendo possível romper o lacre para reabrir o registro. Segundo o Saae, o munícipe tem até 60 dias para fazer o pagamento da primeira fatura vencida, antes que o corte ocorra.

A autarquia apontou que, desde o início da campanha, foram colocados adesivos 103. Deste número, apenas 47 cortes foram efetivamente realizados, ou seja, tiveram o fornecimento interrompido. Graças ao prazo, houve uma redução de 54% nos cortes de água efetivos.

“Se não fosse o Corte Amigo, dando seis dias úteis para pagamento das faturas pendentes, teríamos 100% dos cortes, que não dariam oportunidade para os consumidores regularizarem suas pendências junto a autarquia”, explicou Marcos Woicichoski, supervisor da Tributação do Saae.

Ele ressalta ainda que a campanha evita que o consumidor pague a mais com taxas de serviços de religação, além de evitar que a fiscalização retorne ao local para religar a água, gerando economia com combustível, com lacre e a hora de trabalho do servidor.

A partir deste projeto, o morador fica ciente da dívida e tem tempo para realizar a quitação dela, evitando que fique sem água.

“O Corte Amigo se mostra muito eficaz. Hoje o consumidor não tem mais que passar por essa experiência do corte efetivo. Nossa meta até o próximo ano, primeiro trimestre do ano que vem, é atingir pelo menos 70% na diminuição dos cortes efetivos. Quem ganha muito com isso é o consumidor”, destacou Marcos.

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.
Publicidade

Publicidade

Redes sociais

107,356FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,120SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Covid em crianças
Profissionais da Saúde de Lucas do Rio Verde participam de reunião para tratar da vacinação contra a Covid em crianças
janeiro 16, 2022
Lucas do Rio Verde
Equipe de Esporte e Lazer visita local onde será construído o Complexo Esportivo de Lucas do Rio Verde
janeiro 16, 2022
MAIS DE 10 JOGADORES INFECTADOS
Surto de Covid-19 em time do Sorriso cancela amistoso contra o Luverdense
janeiro 15, 2022
volta às aulas na pandemia
Prefeitura de Lucas do Rio Verde orienta sobre cuidados para volta às aulas na pandemia
janeiro 15, 2022