Em 12 horas, Operação Maria da Penha atendeu 117 vítimas de violência doméstica e visitou 16 agressores em MT

Com 431 medidas protetivas de urgência em mãos expedidas pelas Varas de Violência Doméstica e Familiar, os policiais puderam prestar atendimento especializado em 14 cidades

Fonte: Redação CenárioMT

Em 12 horas Operação Maria da Penha atendeu 117 vítimas de violência doméstica e visitou 16 agressores em MT 2020 11 29 09:23:40
As visitas e atendimentos foram realizados por equipes policiais capacitadas pela a Patrulha Maria da Penha da PMMT. - Foto por: PMMT

A Operação Maria da Penha da Polícia Militar atendeu 117  mulheres que foram  vítimas de violência e visitou 16 agressores em 14 municípios de Mato Grosso. A ação deflagrada na quarta- feira (25) mobilizou um efetivo de 68 policiais em combate aos crimes de violência contra a mulher.

Com 431 medidas protetivas de urgência em mãos expedidas pelas Varas de Violência Doméstica e Familiar, os policiais puderam prestar  atendimento especializado à  117 mulheres, vítimas de violência. Desse total de casos, 97 seguirão recebendo o atendimento da Patrulha Maria da Penha,  23 casos foram concluídos e 11 situações foram encaminhadas à Rede de Atendimento à mulher em situação de violência doméstica.

A operação liderada pela Coordenadoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da PM durou 12 horas e  identificou dois casos de descumprimento de medidas protetivas de urgência e realizou uma prisão em flagrante delito.

A coordenadora de Polícia Comunitário e Direitos Humanos da PM, tenente – coronel Emirella Martins destaca que o objetivo da ação é fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas de urgência (MPUs) dando efetividade à Lei Maria da Penha, proteger as vítimas, evitar a reincidência das agressões e práticas criminosas de violência doméstica e reduzir estes tipos de ocorrências, principalmente os feminicídios.

[Continua depois da Publicidade]

Em Barra do Garças, as equipes da Operação Maria da Penha flagraram um casal em vias de fato na rua após discussão por causa da guarda dos filhos. A PM encaminhou  o homem de 27 anos e a mulher  à delegacia. No município e na região do Pontal do Araguaia, nove mulheres e oito agressores foram visitados pelos  policiais militares.

Na capital e em Santo Antônio de Leverger, a força tarefa realizou 54 atendimentos às vítimas. Durante a fiscalização das 235 novas  medidas de proteção de urgência, sendo identificado um descumprimento.  A Patrulha Maria da Penha seguirá acompanhando de perto 45 destas casos, potencializando o atendimentos às vítimas.

A iniciativa  contou com a parceria do Tribunal de Justiça por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, varas de violência doméstica e familiar e de 09 Comandos Regionais da PM presentes na região metropolitana e em cidades do interior como Santo Antônio de Leverger, Nossa Senhora do Livramento, Rondonópolis, Barra do Garças, Pontal do Araguaia, Sinop, Sorriso, Cáceres, Primavera do Leste Pontes e Lacerda, Comodoro e Querência.

A PM orienta a população a continuar denunciando os crimes de violência contra as mulheres via 190,  pelo 0800 65 3535 ou comparecendo a qualquer unidade policial. A instituição ressalta ainda que as vítimas podem contar com as equipes de Polícia Militar para protegê-las e deter os agressores.

a809176e fa7c 7ef7 9b8a 8797f877afbf?t=1606507149437+&imageThumbnail=3