27 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 30 julho, 2021
InícioMATO GROSSODorner, pró-reitor e vereadores solicitam ao MEC emancipação do campus de Sinop...

Dorner, pró-reitor e vereadores solicitam ao MEC emancipação do campus de Sinop da UFMT

Por CENÁRIOMT

O prefeito de Sinop Roberto Dorner (Republicanos) esteve reunido de modo online, nessa segunda-feira (14), com representantes do Ministério da Educação (MEC), para tratar da emancipação da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Sinop. Conforme o gestor, Sinop já é considerada polo em educação e ter a UFMT devidamente estruturada no município será um grande ganho para toda a região.

“A independência desta instituição é necessária diante da força que Sinop tem na área da educação. Somos destaque em nível regional e nacional pelo grande número de universidades/faculdades que temos em nossa cidade, diante o número populacional. Jovens de todos os cantos estão migrando para Sinop em busca de formação acadêmica, com isso crescemos, também economicamente”, destaca Dorner.

O MEC sinalizou interesse na execução do projeto e adiantou uma prévia das necessidades iniciais, sendo necessária a criação de 300 novos cargos e um investimento aproximado de R$ 8,3 milhões por ano, caso o projeto seja implantado. Segundo o pró-reitor da UFMT, campus Sinop, Fábio José Lourenço, com a emancipação a instituição se tornaria Universidade Federal do Nortão (UFNMT) e deixaria de ter o administrativo ligado a instituição de Cuiabá.

A reunião contou também com a articulação dos vereadores da Câmara Municipal de Sinop, que estiveram em Brasília no mês passado, em comitiva, onde apresentaram o projeto de emancipação e solicitaram a audiência virtual. O encontro de ontem, foi uma reunião de apresentação das demandas, em que o poder público, seja o legislativo ou executivo, demostraram o interesse e o apoio na viabilização dessa emancipação. Participaram da audiência os vereadores, Professor Mario, Elbio Volkweis, Célio Garcia, Professor Hedvaldo Costa, Juventino Silva e Professora Graciele.

Além dos vereadores, também participaram da reunião os senadores Wellington Fagundes e Carlos Fávaro, representantes da UFMT, a Deputada Federal Rosa Neide, assessor do Deputado Federal Juarez Costa e a secretária Municipal de Governo Faira Strapazzon.

Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.
- Publicidade -

Lucas do Rio Verde

ENSINO TÉCNICO
Com nova sede, Seciteci de Lucas do Rio Verde prevê início de novas turmas a partir de agosto
julho 30, 2021
SAÚDE
Zera o números de pacientes com Covid-19 internados no PAM de Lucas do Rio Verde
julho 30, 2021