27.9 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 15 maio, 2021
InícioMATO GROSSOCVV abre inscrições para curso de formação de voluntários em Mato Grosso

CVV abre inscrições para curso de formação de voluntários em Mato Grosso

Por CENÁRIOMT COM INF. G1 MT

O Centro de Valorização da Vida (CVV) abriu inscrições para um curso de formação de voluntários, em Cuiabá. Em Mato Grosso, o curso iniciará n domingo (11) de 8h às 11h, na modalidade remota.

Como quase todas as organizações privadas, públicas e sem fins lucrativos, o CVV teve impacto em sua forma de atuar durante a pandemia de Covid-19, porém agiu rapidamente e manteve ativo seu atendimento nacional e gratuito de apoio emocional.

A instituição tem mais de 120 postos em todo o país.

Em fevereiro de 2020, antes do isolamento social, somente 8% dos atendimentos eram realizados de maneira remota e, dois meses depois, já representava mais de 60% dos atendimentos.

Nem todos os voluntários conseguiram se adaptar ao modelo remoto e acabaram se afastando da atividade, mas nem com essa redução o CVV deixou cair o volume de atendimento.

Para aumentar a capacidade de atendimento, os postos do CVV realizam periodicamente os cursos gratuitos de capacitação e seleção para novos voluntários, no qual os candidatos são treinados e selecionados ao longo de cerca de dois meses.

Quase todos os postos adaptaram o Curso para o modelo remoto, garantindo segurança a todos participantes, sem deixar de atrair novas pessoas à equipe.

Os interessados em se tornarem voluntários do CVV podem se inscrever pelo site, na página “voluntário”.

Para isso é necessário ter pelo menos 18 anos, tempo disponível para os plantões semanais e estar disposto a acolher pessoas que precisam conversar de maneira sigilosa. Não é necessária formação específica além do curso que o CVV oferece, pois, a entidade oferece apoio emocional, e não atendimento psicológico ou psiquiátrico.

A entidade é independente, sem vínculos políticos, religiosos, com a iniciativa privada ou outras instituições. Possui um convênio com o Ministério da Saúde para operação do telefone 188 sem comprometer sua independência de atuação.

Sobre o CVV

 

O CVV presta serviço voluntário e gratuito de prevenção do suicídio e apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo.

Os mais de 3 milhões de atendimentos de 2020 foram realizados por cerca de 4 mil voluntários em mais de 120 postos de atendimento pelo telefone 188 (sem custo de ligação).


Dayelle Ribeirohttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

POLÍCIA
Morador de Lucas do Rio Verde cai em golpe e tem prejuízo de mais de R$ 25 mil
maio 14, 2021
SAÚDE
Lucas do Rio Verde é 2º na classificação regional e sobe para 41º no ranking estadual em vacinação contra Covid-19
maio 14, 2021