31.2 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 04 dezembro, 2020
Início MATO GROSSO CUIABÁ Reuniões com gestores das unidades educacionais marcam início do ano letivo...

Reuniões com gestores das unidades educacionais marcam início do ano letivo 2019

Por MARIA BARBANT

A Semana Pedagógica da Escola Cuiabana 2019 prossegue nesta sexta-feira (25), no Hotel Fazenda Mato Grosso. Pela manhã, diretores, coordenadores e assessores da Diretoria de Ensino e outros setores da Secretaria Municipal de Educação participaram da  apresentação  do relatório de Avaliação Diagnóstica da Prova Cuiabá.  

No período da tarde, também no Hotel Fazenda Mato Grosso, cerca de 200 coordenadores pedagógicos da rede pública municipal de Ensino participam de reunião gerencial, de alinhamento e preparação para o início do ano letivo. Nessas reuniões, que começaram na quarta-feira (23) com 111 secretários escolares, estão sendo abordados  temas relacionados a gestão financeira, administrativa e pedagógica das unidades educacionais.

Ontem (24), a reunião foi com os 163 diretores escolares da rede pública municipal de Ensino de Cuiabá,  no Auditório das Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (FEICS). Durante todo o dia eles receberam orientações sobre o Plano  Municipal de Educação, metas e estratégias  para 2019, o Plano de  Desenvolvimento Escolar (PDE), Alimentação Escolar, entre outros temas.

A dinâmica de trabalho da Diretoria de Infraestrutura (DIFE), junto as unidades educacionais, foi também abordado a fim de orientar os gestores em relação às manutenções prediais (Programa Escola 300), e outras ações desenvolvidas pela diretoria. Os diretores receberam ainda orientações sobre o transporte escolar, lançamentos acadêmicos e censo escolar.

A diretora geral de Gestão Escolar, Mabel Strobel falou sobre a importância desse momento, de formação e preparação dos profissionais. “Os gestores fazem parte de uma equipe diretiva que deve estar alinhada com as estratégias e metas definidas para a Educação, a fim de que possam organizar os processos administrativos e pedagógico, dentro das unidades educacionais. Essas orientações são fundamentais para o coletivo da escola com reflexos positivos em todos os aspectos da gestão escolar e também  no processo pedagógico. Esses momentos imprimem ritmo e qualificam o trabalho que é realizado pelos gestores”, avaliou Mabel Strobel.

Participaram da reunião o presidente do Conselho Municipal de Educação, Luiz Jorge, assessores e técnicos da Secretaria Municipal de Educação (SME).

 

Programação

O tema da reunião gerencial com os coordenadores será A gestão pedagógica – Desafios da Escola Cuiabana. Na  pauta,   a  importância do coordenador pedagógico na Escola Cuiabana, reflexões sobre a atuação do coordenador frente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes da Política Educacional, atendimento educacional especializado, planejamento na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, organização das rotinas, trabalho colaborativo e articulado, projeto de formação, projeto Garatuja – ressignificando os registros infantis, os desafios da Escola Cuiabana para 2019, sala de apoio e roda de conversa.

 

Semana Pedagógica

A Semana Pedagógica da Escola Cuiabana 2019, reúne todos os  profissionais da rede pública municipal de Educação. O evento foi pensado a partir da realidade escolar com o objetivo de subsidiar os gestores, por meio de orientações, palestras e estudos, a realizarem o planejamento escolar do ano letivo 2019, além de fortalecer o processo de formação continuada, sobre temas que afetam o cotidiano da sala de aula.

Mais de 6 mil profissionais da rede pública municipal de Ensino estão participando do evento que teve início no último dia 23 e prossegue até o dia 8 de fevereiro, quando acontece no Hotel Fazenda Mato Grosso, a aula inaugural, marcando o início do ano letivo 2019.

 

Agenda da Semana Pedagógica da Escola Cuiabana 2019

 

Reuniões de orientação: A gestão administrativa, financeira e pedagógica: desafios da Escola Cuiabana

Dia: 25/01

Horário: 14h às 18h

Local: Hotel Fazenda Mato Grosso

Público: coordenadores das unidades educacionais

 

Semana Pedagógica da Escola Cuiabana 2019

Data: 23 de janeiro a 8 de fevereiro

Locais: Auditório Maestro China da Secretaria Municipal de Educação (SME), Hotel Fazenda Mato Grosso, Auditório das Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (FEICS), EMEB Madre Marta Cerutti

 

Solenidade de início do ano letivo 2019 – Aula Inaugural

Palestra: Pedagogia Afetiva na Escola

Data: 8 de fevereiro

Horário: das 8h às 12h e das 14h às 18h

Local: Hotel Fazenda Mato Grosso, Rua Antônio Dorileo, nº 1100, bairro Coxipó



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas

Grande confraternização marca encerramento das atividades dos projetos da Assistência Social

Uma grande confraternização marcou o encerramento das atividades da Secretaria Assistência Social de Várzea Grande, nessa quinta-feira, 03 de dezembro. O evento, recheado de...

Rondonópolis: Saúde faz mutirões de cirurgias oftalmológicas

Com o objetivo de reduzir a demanda por cirurgias oftalmológicas em Rondonópolis, a Secretaria Municipal de Saúde realiza nos próximos dias 18 (sexta-feira) e...

Lucas do Rio Verde registra mais uma morte por coronavírus

Mais uma morte por coronavírus foi registrada nesta sexta-feira (4) em Lucas do Rio Verde. As informações foram divulgadas pela Comitê de Enfrentamento ao...

Prefeitura de Sorriso está fazendo chamamento para vagas da educação infantil

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Sorriso deu início ao chamamento dos novos alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil de Sorriso...