Prefeitura de Cuiabá estuda programa de controle de animais domésticos

Iniciativa, considerada inédita no Brasil, inclui microchipagem, carteiras digitais de vacinação e identificação, sistema de controle de castrações, adoções, emissão de certificados clínicos, entre outros, por meio do monitoramento.

Fonte: CenárioMT com Assessoria

pets Davi Valle Ascom
Foto: Davi Valle/Ascom

Com a finalidade de contribuir para diminuição dos casos de abandono e maus-tratos contra os pets, a Prefeitura de Cuiabá, estrutura um projeto moderno e inovador de controle populacional direcionado aos animais domésticos.

A ação, considerada inédita no Brasil, inclui, por exemplo, microchipagem, carteiras digitais de vacinação e identificação, sistema de controle de castrações, adoções, emissão de certificados clínicos, entre outros, por meio do monitoramento.

Segundo a prefeitura, a ideia é de cobertura inicial de atendimento será de 20 mil animais, mas o contrato para prestação de serviços ainda não foi publicado e não teve valores empenhados. O trabalho, que somente será realizado após aprimoração, será executado por meio do Centro de Controle de Zoonoses, estrutura da Secretaria Municipal de Saúde. O planejamento completo encontra-se em fase de formulação e, após o término, será oficialmente apresentado à população cuiabana.

Emenda

O projeto recebeu emenda de R$ 500 mil destinada pelo vereador da capital, Sargento Vidal e demais valores deverão ser aplicados pela Fonte 100 – não creditados até o momento, respectivamente.

[Continua depois da Publicidade]

“Todos nós precisamos do Poder Público e com os animais não seria diferente. Uma causa que sempre abracei, o respeito aos animais, resguardando os nossos queridos bichinhos da violência e maldade humana”, declarou.

Nos últimos seis anos, a administração atual tem se dedicado afinco na promoção da valorização e respeito à causa animal no município. Somente na legislação municipal, oito leis foram aprovadas por este motivo, resguardando a saúde e a vida dos indefesos.

Hospital veterinário

Recentemente o município lançou a unidade de saúde exclusiva para o atendimento e cuidado com os pets, o Hospital Veterinário Municipal (HVM), o Complexo Manchinha, localizado na Região Sul.

O investimento na edificação do projeto é de aproximadamente R$ 4 milhões. O prazo para conclusão é de 18 a 24 meses, um espaço de mais de quatro mil metros quadrados, onde 1.500 serão de áreas construídas, fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE-MT).

O projeto foi idealizado pela primeira-dama, Márcia Pinheiro, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS) e a Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA). Dentre os serviços que serão disponibilizados estão consultas, cirurgias, avaliações, enttre outros.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.