39.7 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 22 setembro, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICOAL-MTComissão de Meio Ambiente discute incêndios no Pantanal de Mato Grosso e...

Comissão de Meio Ambiente discute incêndios no Pantanal de Mato Grosso e analisa projetos

Por CENÁRIOMT

A Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais analisou projetos e discutiu a situação atual dos incêndios no Pantanal durante reunião extraordinária realizada na tarde desta terça-feira (17).

O presidente da comissão, deputado estadual Carlos Avallone (PSDB), relatou as visitas que fez a Poconé e Barão de Melgaço. O parlamentar destacou que a seca é visível nos municípios. Por outro lado, Avallone vê um preparo maior no combate aos focos de calor, uma vez que há mobilização de diferentes órgãos do poder público e da sociedade civil. “Até agora o número de incêndios é 95% inferior ao ano passado, apesar da seca”, disse.

“Estamos no começo da seca ainda, nos próximos 60 dias devemos enfrentar coisas bem piores”, ponderou o deputado Gilberto Cattani (PSL). O deputado Allan Kardec (PDT) elogiou a ação do Corpo de Bombeiros Militar também no município de Santo Antônio. “Está sendo ágil, com helicóptero, avião, apesar do efetivo menor”, afirmou.

Os deputados Carlos Avallone e Allan Kardec ainda falaram sobre o apoio da Assembleia em operações nos municípios citados. Na estrada Transpantaneira, o esforço é para instalação de mais poços artesianos para garantir água, inclusive para animais. Já no distrito de Mimoso, em Santo Antônio, o Parlamento vai ajudar na limpeza de canal no córrego Mimoso fornecendo combustível para as máquinas.

A comissão também fez análise do mérito de projetos que tramitam na Casa. Entre as propostas que receberam parecer favorável dos deputados está o PL nº 1007/2019, que dispõe sobre a criação do Geoparque de Chapada dos Guimarães. Para o deputado Allan Kardec, o projeto contribui para que sejam realizadas pesquisas no local, como investigações geológicas e sobre a presença de dinossauros.

O pedetista ainda é autor do PL nº 504/2021, que prevê a obrigatoriedade de instalação de Sistema de Ecobarreiras na rede hidrográfica estadual que desagua no Pantanal de Mato Grosso. O deputado explicou que essas barreiras protegem os rios de alguns tipos de lixo, como garrafas pet. A proposta também recebeu parecer favorável da comissão. Já os PLs nº 1017/2020 e nº 48/2020 estão entre os projetos rejeitados pelos deputados.

Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Redes sociais

107,337FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,036SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Equipe de karatê de Lucas do Rio Verde conquista segunda colocação em competição nacional
setembro 22, 2021
TOP 4 NACIONAL
Cercado de expectativa, Show Safra 2022 é lançado em Lucas do Rio Verde
setembro 22, 2021
PROCURA-SE
Adolescente residente em Lucas do Rio Verde segue desaparecida: menor que ‘foi localizada’ também havia saído de casa
setembro 22, 2021
FIQUE ATENTO
Prova pra seleção de conciliador da Justiça de Lucas do Rio Verde será no domingo (26)
setembro 22, 2021