Cidades de Mato Grosso registram chuva de granizo

Fonte: CENÁRIOMT

Cidades de Mato Grosso registram chuva de granizo
Cidades de Mato Grosso registram chuva de granizo

Uma chuva de granizo atingiu o município de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá-Mato Grosso, na manhã deste domingo (20).

Já na cidade de Pedra Preta, a 243 km da capital, moradores também registraram o fenômeno. A última chuva registrada na maior parte do estado havia sido na madrugada de sábado (11).

Em ambas as cidades, algumas pessoas registraram o fenômeno através de vídeos e fotos.

Como o granizo se forma?

Granizo são pedras de gelo que se formam em nuvens de grande extensão vertical chamadas de cumulonimbus. Estas nuvens são chamadas em Meteorologia de “nuvens frias”, pois uma porção delas tem temperatura abaixo de zero e é aí que o granizo se desenvolve dentro da nuvem.

[Continua depois da Publicidade]

As chamadas “nuvens quentes” têm temperatura acima de zero grau em toda a sua extensão, da base ao topo. Estas nuvens podem até provocar chuva forte, mas não geram raios e nem granizo. São muito comuns no litoral do Nordeste.

É dentro das enormes nuvens cumulonimbus, na parte com temperatura muitos graus abaixo de zero, que as pedras de gelo se formam. Elas caem das nuvens quando ficam pesadas e as fortes correntes ascendentes que existem dentro das nuvens cumulonimbus não conseguem mais sustentá-las no ar.

 

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).