29.1 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 22 maio, 2022
Publicidade
InícioMATO GROSSOCães de terapia podem ser autorizados a permanecer em locais públicos e...

Cães de terapia podem ser autorizados a permanecer em locais públicos e privados em MT

CENÁRIOMT

O Projeto de Lei n° 454/22 autoriza o Poder Executivo permitir a entrada de Cão de Terapia ou de Assistência, devidamente acompanhado, em casas de longa permanência, escolas, hospitais públicos e privados, estabelecimento comercial, industrial, de serviço, ou de promoção, proteção e recuperação da saúde, desde que observadas às condições impostas por este projeto e sua regulamentação. O texto, que tramita na Assembleia Legislativa, foi apresentado na sessão plenária no dia 4 de maio.

Autor da proposta, o deputado estadual Paulo Araújo (Progressistas) afirma que “os cães podem contribuir no tratamento de diversas condições, como ansiedade, estresse e depressão, entre outras”.

No 2° artigo desta proposição estabelece que todo Cão de Terapia e de Assistência portará colete de identificação, atestado que é treinado ou está em treinamento fornecido por entidade ou profissional competente, ou médico veterinário, que deverá ser apresentado pelo seu condutor, sempre que solicitado.

Além disso, é destacado que: os cães terapeutas deverão, em todas as visitas, estar com a vacinação e vermifugação em dia, além de devidamente higienizados; o tempo máximo de permanência dos cães terapeutas nas visitas não poderá exceder a trinta e cinco minutos, podendo ser retirado do local antes, caso o responsável verifique exposição negativa ao bem estar do animal; os hospitais criarão normas e procedimentos próprios para organizar o tempo e o local de permanência dos animais para visitação dos pacientes internados, respeitando o limite máximo.

O objetivo do projeto, conforme o deputado é “ampliar o uso de animais de intervenção assistida e de regulamentar sua utilização em espaços públicos e privados, com relação ao uso de cães para Intervenção Assistida por Animais no Estado de Mato Grosso, buscando melhoria na qualidade de vida e no bem-estar dos cães terapeutas e também dos pacientes que serão assistidos”, concluiu Araújo.

Tramitação

A proposta está sendo analisada, em caráter inicial, pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação e posteriormente seguirá para as  comissões de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais; Direitos Humanos, Cidadania e Amparo à Criança, ao Adolescente e ao Idoso.

Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

Mato Grosso
Polícia prende homem por agredir esposa gestante e enteada menor de idade em Lucas do Rio Verde
maio 22, 2022
Mato Grosso
Polícia realiza palestras para professores e comunidade escolar de Lucas do Rio Verde
maio 22, 2022
TRÂNSITO
Motorista perde controle de veículo e bate em carreta parada em Lucas do Rio Verde
maio 21, 2022
TRÁFICO DE DROGAS
Policiais militares apreendem mais de 19 quilos de entorpecente em Lucas do Rio Verde
maio 21, 2022