Alegria e leveza marcam evento de abertura do Outubro Rosa

Realizada pela Oncomed e instituições parceiras, a programação do 1º FloresSer abordou sexualidade, música, dança e beleza

Fonte: Íntegra Comunicação Estratégica

unnamed 33 scaled

Em busca da vitória contra o câncer de mama, novas possibilidades de vida, com qualidade. Este foi foco do 1º FloresSer, evento de abertura do Outubro Rosa na Oncomed-MT, em Cuiabá. As participantes foram recebidas sob a melodia do violino de Fernanda Pavan e a voz de Áurea Maria, que presentearam o ambiente com delicadeza e suavidade. Na programação, temas voltados à qualidade de vida da paciente, como a sexualidade e ganhos estéticos gerados pelo avanço da medicina.

Na palestra de abertura, a médica Renata Libardi, ginecologista e uma das fundadoras da clínica Ricreari, em Cuiabá, falou sobre os impactos do câncer à sexualidade e importância de superar dificuldades. “O sexo é um marcador da qualidade de vida da população. Quando falamos dele estamos falando em se sentir desejada e desejar, liberar serotonina, dopamina, ocitocina, vários neurotransmissores relacionados ao bem-estar”, explicou, ressaltando que a medicina traz, hoje, tecnologias voltadas à garantia da qualidade de vida, inclusive no aspecto sexual.

Da sexualidade aos ganhos estéticos. Mastologista capacitado em Oncoplastia, o médico Aguiar Farina apresentou informações sobre os avanços da cirurgia reparadora do câncer de mama. “Hoje é possível, desde que o caso permita, a realização de dois procedimentos em uma mesma cirurgia. A Oncoplastia nos trouxe condições de realizar a retirada de um tumor e já promover a reparação da mama, gerando um importante benefício às pacientes.”

unnamed 34 scaled

[Continua depois da Publicidade]

A empresária Sandra Pinheiro, 58, foi uma das participantes e falou sobre a importância das mensagens trabalhadas. “A gente não precisa ficar sofrendo, pensando que tudo acabou por causa da doença. O evento de hoje, para mim, foi muito importante porque reforçou essa verdade”, relata.

O 1º FloresSer contou com a parceria da Associação de Apoio aos Pacientes Oncológicos de Cuiabá (Aapoc), do Grupo de Apoio a Pacientes com Câncer (Gapcan) e da Imagens Medicina Diagnóstica. A programação teve sorteio de brindes, dicas de maquiagem e, no encerramento da noite, aulão de dança.

“O diagnóstico de câncer de mama traz vários reflexos à qualidade de vida das mulheres. É um contexto delicado, que requer atenção especial. Nosso objetivo, aqui no FloresSer, foi lembrar que a doença não é uma sentença – e que a vida pode, sim, ser bem vivida e aproveitada, mesmo em condições adversas”, pontua a oncologista clínica Cristina Guimarães Inocêncio, diretora da Oncomed-MT e idealizadora do evento. “Gosto muito de uma frase de Confúcio, que diz que todos nós temos duas vidas e a segunda começa quando percebemos que só temos uma. Essa é a mensagem que eu gostaria de deixar. É importante seguir lutando, buscando novas possibilidades de aproveitar cada dia, sempre a favor da vida.”

Propósito do Outubro Rosa – Durante a programação foi enfatizada, ainda, a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Quando a doença é descoberta no início, as chances de cura chegam a 90%, motivo pelo qual é fundamental que mulheres acima dos 40 anos realizem, anualmente, o exame de mamografia.

Sobre a Oncomed-MT – Situada em Cuiabá (MT), a clínica especializada no tratamento multidisciplinar do câncer iniciou suas atividades em 1996. Hoje conta com sede ampla, de fácil acesso e fortemente estruturada, dispondo de consultórios, ala de quimioterapia com farmácia unidade de radioterapia. O corpo clínico é formado por oncologistas clínicos, cirurgiões oncológicos, radio-oncologistas, hematologistas, mastologistas, urologistas e profissionais especializados em cuidados paliativos.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.