3ª Festa Literária do Sesc será realizada em Cuiabá e Rondonópolis

Programação gratuita, entre 16 e 19 de novembro, conta com apresentações artísticas, feira de livros e debates com autores 

Fonte: CenárioMT com Assessoria

FLISESC 2022

A terceira edição da ‘Festa Literária do Sesc’ (FliSesc) será realizada nas unidades Sesc Arsenal, em Cuiabá, e Rondonópolis, simultaneamente, entre os dias 16 e 19 de novembro. O evento terá uma ampla programação voltada ao tema ‘De Encontro aos Elementos da Natureza’, incluindo apresentação de teatro, música e literatura, oficina de lettering, feiras literárias, debates e palestra com autores.

O presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, ressalta a relevância da FliSesc. “Valorizar a produção literária regional é um dos objetivos dessa iniciativa que aproxima os autores dos leitores e oferta aos participantes a oportunidade de ampliar seus conhecimentos por meio das atividades gratuitas”, pontua ele.

A FliSesc terá início na quinta-feira (16) em ambas a unidades do Sesc-MT. Em Cuiabá, o Teatro do Sesc Arsenal recebe o espetáculo ‘O Adeus de Maria’, do Grupo de teatro e dança Primitivos, de Primavera do Leste, enquanto o Sesc Rondonópolis abre a Festa Literária com a apresentação ‘Tin Dô Lê Lê’, com Edu Brincante.

O Sesc Arsenal inaugura, como parte da Flisesc, a exposição ‘Os Netos de D. Maria Apolônia: Memória e Arte Pelos Olhos de Uma Família de Artistas Cuiabanos’, criada pelos dos artistas Neide Silva, Sebastião Silva, Julio César e Wander Carlos. O projeto apresenta ao público um intercâmbio criativo entre esses artistas cuiabanos da mesma família, com a troca de experiências e o resgate de memórias. As obras poderão ser apreciadas até 30 de novembro, no foyer da unidade.

[Continua depois da Publicidade]

Na unidade rondonopolitana, o evento segue na quinta-feira (16), com a apresentação de literatura ‘Histórias Trazidas pela Natureza’, com a artista e pedagoga Maria Kubrusly, seguida pela feira de troca de livros. “A feira tem o propósito de proporcionar a interação entre os visitantes por meio da troca de livros. É um momento em que o público é estimulado a trocar experiências literárias, expor suas preferências e conhecer novas obras”, explica a coordenadora de Cultura do Sesc-MT, Francieli Martins.

Para finalizar o primeiro dia de Flisesc em Rondonópolis, a paulistana Maria Kubrusly retorna com uma ação que une brincadeiras, artes e literatura.

Já na sexta-feira (17), será a vez do Teatro do Sesc Rondonópolis receber o Grupo Primitivos com a peça ‘O Adeus de Maria’, enquanto a artista Maria Kubrusly realizará a apresentação ‘Histórias Trazidas pela Natureza’ e também participará de um debate no Sesc Arsenal.

A terceira edição mato-grossense da ‘Festa Literária do Sesc’ será concluída em Rondonópolis no sábado (18). A programação diária prevê a oficina ‘Lettering – Diagramação de Capa de Livro’, com Janaina Vilas Boas, além da apresentação musical ‘Criança tem Concerto’, do grupo UFMT em Cordas.

Já o Sesc Arsenal recebe, no mesmo dia, a apresentação ‘Tin Dô Lê Lê’, com Edu Brincante, a ‘Feira do Livro de Mato Grosso’, uma performance de artes visuais com a cuiabana Paty Wolff e o debate dos vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2022, Pedro Augusto Baía e Taiane Santi Martins.

O último dia do evento, domingo (19), conta com programação somente no Sesc Arsenal. Na data, ocorrerá novamente a ‘Feira do Livro de Mato Grosso’ e uma palestra com as autoras mato-grossenses Neide Silva e Divanize Carbonieri e o show musical ‘Raízes Aéreas’, de Karola Nunes.

De Encontro aos Elementos da Natureza

A coordenadora de Cultura do Sesc-MT, Francieli Martins, esclarece a escolha do tema desta edição. “A região de Mato Grosso é uma terra de diversos encontros: biomas, povos, linguagens e culturas. Como este projeto promove o encontro de múltiplas manifestações literárias, desde a oralidade tradicional e contemporânea à vanguarda da poesia visual, contos, crônicas e ensaios, aproveitamos para provocar a intersecção da literatura com todas as linguagens da nossa cultura”, comenta.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.