Vice mundial no PES chama brasileiros de porcos por torcida contra; pai diz “50 macacos”

Fonte: SPORTV

1 389
Reprodução

Um grave caso de injúria racial e xenofobia marcou a decisão da final do mundial de Pro Evolution Soccer (PES 2019)neste sábado, em Londres. Revoltado com a torcida contra dos brasileiros na decisão no individual contra o francês Luca “Usmakabyle”, o italiano Ettore “Ettorito” ofendeu os jogadores classificando-os como “porcos brasileiros” e “povo de m…”. O vice-campeão apagou a postagem em seguida.

A postagem foi feita no Facebook horas depois de ser derrotado na final do torneio. No texto, o jogador diz que os brasileiros o insultaram durante a partida. A reportagem presente ao local não flagrou xingamentos por parte da delegação brasileira.

Pai de Ettorito, Cesare Gianuzzi, foi ainda mais longe e classificou o grupo de jogadores brasileiros como “50 macacos” em uma resposta na postagem do filho.

Procurada pela reportagem, a Konami diz que está analisando o caso e que vai se pronunciar em momento oportuno.

[Continua depois da Publicidade]

Representando a delegação brasileira, Jean Agostini, Renato Sá e Wilson Pereira negam os xingamentos e as acusações de Ettorito. Eles explicam que os brasileiros apenas torceram legitimamente e sem ofensas pelo francês. Luca Tobelli nega que tenha sido agredido, como diz o italiano na nota. A delegação pretende levar o caso à polícia.

ENTENDA A POLÊMICA

A rusga de Ettorito com os brasileiros começou na sexta-feira na competição cooperativa. Líder da Broken Silence, o italiano acusou o time brasileiro eLiga Sul Stars, capitaneado por Guilherme “GuiFera”, de empatar propositalmente o último jogo da fase de grupos – o que eliminaria a Broken Silence. Os brasileiros, que ficaram com o título mundial na categoria, negam.

No sábado, Ettorito abriu o dia vencendo GuiFera e já mostrando descontentamento com o dia anterior. Entretanto, a faísca fatal aconteceu na eliminação de Henrique “Henrykinho” para o indonésio Risky “Faidan”. O italiano comemorou a queda do brasileiro, irritando a delegação.

Na final, portanto, os brasileiros declararam torcida por Usmakabyle em detrimento de Ettorito. Pai de Ettorito não gostou da atitude e xingou diversas vezes os brasileiros. O jogo chegou a ser paralisado.

A decisão terminou com vitória do francês por 4 a 3. Ettorito sequer esperou a premiação e se retirou do Estádio do Arsenal, local da competição.