Moraes suspende decretos sobre IOF e convoca conciliação

Ministro do STF ordena suspensão de normas sobre o IOF e define audiência para solucionar o impasse entre Executivo e Legislativo.

Fonte: CenárioMT

Moraes suspende decretos sobre IOF e convoca conciliação
Moraes suspende decretos sobre IOF e convoca conciliação - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, suspendeu os efeitos de decretos do Executivo e do Legislativo que tratavam do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A decisão cautelar alcança os decretos presidenciais 12.466/2025, 12.467/2025 e 12.499/2025, além do Decreto Legislativo 176/2025.

Na mesma decisão, Moraes determinou a realização de uma audiência de conciliação entre o governo federal e o Congresso Nacional, marcada para 15 de julho em Brasília. Também foram intimadas a Procuradoria-Geral da República (PGR) e a Advocacia-Geral da União (AGU) para participar das discussões. O objetivo é avaliar se a medida liminar continuará em vigor após o encontro.

[Continua depois da Publicidade]

O ministro destacou a necessidade de harmonia entre os Poderes, lembrando que sucessivas disputas entre Executivo e Legislativo sobre o tema ferem o princípio constitucional da independência e harmonia entre eles. Segundo Moraes, há argumentos fortes que justificam a suspensão imediata das normas contestadas, visando evitar um agravamento do conflito institucional.

A polêmica em torno do IOF começou em maio, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou um decreto elevando o imposto sobre operações de crédito, seguros e câmbio para reforçar as receitas e cumprir metas fiscais. Em junho, o governo chegou a revogar parte dos aumentos, mas editou uma medida provisória elevando outros tributos. No Congresso, o decreto foi derrubado em votações na Câmara e no Senado.

[Continua depois da Publicidade]

Em resposta, a AGU protocolou uma ação declaratória de constitucionalidade (ADC) no STF para tentar reverter a decisão legislativa. Moraes foi designado relator do processo por já atuar em outras ações relacionadas ao tema. Ainda não há data definida para um julgamento final.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo apaixonado por jogos, tecnologia e notícias regionais, atua como redator no portal CenárioMT, onde produz matérias voltadas aos acontecimentos de Mato Grosso e região. Além disso, também é analista de TI e dedica parte do seu tempo livre ao desenvolvimento de jogos (game design), unindo criatividade e conhecimento técnico em seus projetos.