Inscrições para professores começam com prova nacional inédita

A primeira edição da Prova Nacional Docente abre inscrições nesta segunda-feira, com expectativa de ampliar a qualidade nos concursos públicos.

Fonte: CenárioMT

Inscrições para professores começam com prova nacional inédita
Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasíli

As inscrições para a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) começam nesta segunda-feira (14) e seguem até 25 de julho. O valor da taxa é de R$ 85 para candidatos não isentos. A avaliação, prevista para 26 de outubro, será aplicada pelo Inep e deve servir como etapa em concursos públicos federais, estaduais e municipais que aderiram ao programa.

Especialistas apontam que a PND pode elevar o padrão das seleções de professores ao unificar critérios de avaliação teórica e permitir inclusão de provas práticas nas etapas locais. Segundo Natália Fregonesi, da ONG Todos pela Educação, a iniciativa tem potencial para corrigir lacunas dos atuais concursos, que costumam medir apenas conhecimento específico sem avaliar a capacidade de ensinar.

[Continua depois da Publicidade]

As redes de ensino terão autonomia para definir como usar os resultados: como primeira fase de concursos ou para seleção de temporários. A medida visa dar mais regularidade aos processos, já que atualmente os concursos ocorrem, em média, a cada 7,5 anos nos municípios e a cada cinco anos nos estados.

Para o Ministério da Educação, o formato nacional pode gerar economia de recursos humanos, evitando custos com elaboração de provas teóricas em cada rede. A primeira edição já conta com a adesão de 22 estados e mais de 1,5 mil municípios, incluindo entes federativos de diferentes orientações políticas.

[Continua depois da Publicidade]

Além de apoiar novos concursos, a PND deverá servir para mapear lacunas na formação docente, oferecendo subsídios para políticas de formação continuada nas redes de ensino. Apesar de riscos ligados a prazos apertados e à adaptação das redes, especialistas consideram que a iniciativa representa um passo importante para fortalecer a carreira docente no país.

Integrada ao Programa Mais Professores para o Brasil, a PND compõe um conjunto de ações para valorizar a docência, como melhorias na formação inicial, programas de incentivo a licenciaturas e o estímulo à realização de concursos mais frequentes e qualificados.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, filmes, curiosidades. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada.