Fachin alerta para tentativas de erosão democrática nas Américas

O ministro do STF, Edson Fachin, destacou desafios à democracia e à independência judicial em países das Américas durante evento sobre direitos humanos.

Fonte: CenárioMT

Fachin alerta para tentativas de erosão democrática nas Américas
Fachin alerta para tentativas de erosão democrática nas Américas - Foto: Antonio Augusto/secom/TSE

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta terça-feira (12) que existem tentativas de erosão democrática em diversos países das Américas. A declaração foi feita durante um evento que debateu decisões judiciais relacionadas aos direitos humanos.

Sem mencionar nomes específicos, Fachin apontou para ações que visam desconstruir o patrimônio moral e descumprir tratados internacionais de proteção aos direitos humanos, ressaltando a gravidade desses atos.

[Continua depois da Publicidade]

“Vivemos tempos de apreensão, com tentativas de erosão democrática, e com ataques à independência judicial nas Américas”, declarou o ministro.

Ele também chamou a atenção para as investidas contra as normas da Convenção Interamericana de Direitos Humanos e as decisões da Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), que têm sofrido enfraquecimento.

“Reitero o chamado que nos conclama à defesa e à promoção dos direitos humanos no continente americano. Trata-se de um compromisso assumido, de uma obrigação de todos os agentes do sistema de justiça”, completou Fachin.

No último mês, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou a revogação dos vistos do ministro Alexandre de Moraes, seus familiares e aliados na Corte, medida que também afeta Fachin.

[Continua depois da Publicidade]

No próximo mês, Edson Fachin assumirá a presidência do STF, sucedendo Luís Roberto Barroso, que encerrará mandato de dois anos. A vice-presidência ficará a cargo de Alexandre de Moraes.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.