Entidades de defesa dos idosos cobram mais atenção do Estado com instituições de longa permanência

Tema foi debatido em audiência pública na Câmara dos Deputados

Fonte: Redaçao CenarioMT com inf. Ag. Câmara

entidades de defesa dos idosos cobram mais atencao do estado com instituicoes de longa permanencia

Denis Bezerra pediu mais recursos orçamentários para assistência aos idosos

O deputado Denis Bezerra (PSB-CE), que propôs a audiência pública, chamou atenção para o fato de os idosos representarem em breve ¼ da população brasileira; e defendeu mudanças no orçamento que comportem esse novo cenário. “Essa visão a gente só vai conseguir mudar, de fato, a partir do momento em que os parlamentares e o Executivo forem efetivamente cobrados pela população”, disse.

Cadastro
Promotor de Justiça no Ministério Público do Ceará, Elder Ximenes Filho apontou como essencial a criação de um cadastro nacional com dados oficiais sobre a oferta de Ilpis e sobre a população assistida, incluindo recursos humanos e financeiros disponíveis.

[-CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE-]

Representando a Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Renato Gomes reconheceu que, até 2019, o governo não contava com informações suficientes para planejar ações voltadas às Ilpis. Segundo ele, apenas com o início da pandemia de Covid-19 o governo passou a cadastrar essas instituições por meio de um formulário, recebendo 6 mil respostas.