22.1 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 14 junho, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICODIRETO DE BRASÍLIACPI: Senadores querem que Wajngarten esclareça falta de campanhas publicitárias sobre pandemia

CPI: Senadores querem que Wajngarten esclareça falta de campanhas publicitárias sobre pandemia

O ex-secretário de Comunicação Social Fábio Wajngarten será ouvido nesta quarta (12) pela CPI da Pandemia
Por CenárioMT com inf. Agência Senado

Senadores da CPI da Pandemia esperam ouvir na reunião marcada para esta quarta-feira (12), o ex-secretário de Comunicação Social da Presidência da República Fabio Wajngarten, sobre a demora do governo na aquisição de vacinas contra a covid-19 e a falta de campanhas publicitárias para alertar a população sobre a segurança sanitária. 

Em entrevista coletiva nesta terça-feira (11), o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) disse que também pretende questionar Wajngarten sobre ações do Executivo que podem ter retardado o processo de produção dos imunizantes. A audiência está marcada para começar às 9h.


--Continua depois da publicidade--

— [Wajngarten] anunciou para a imprensa que foi intermediário na negociação de compras de vacinas, ele era responsável pela política de comunicação do governo, e nunca foi muito claro no tocante às medidas necessárias para evitar a pandemia. Então, será uma oitiva muito importante que a CPI vai ter — declarou.

Wajngarten deve explicar aos senadores campanhas do governo federal em temas como isolamento social e o apoio do governo ao chamado “tratamento precoce”. Também nesta terça, o senador Humberto Costa (PT-PE) ressaltou a expectativa dos parlamentares para saber por que o Executivo não manteve propagandas de esclarecimento à população, nem informações sobre as medidas preventivas da doença. Para o senador, se trata de omissão.

— Também queremos saber por que ele desestimulou a iniciativa do Ministério da Saúde de promover esse tipo de campanha. Vamos argui-lo para entender por que um secretário de comunicação ter assumido a linha de frente de uma negociação com a indústria farmacêutica, especialmente com a Pfizer, para a aquisição de vacinas, quando o Ministério da Saúde tem uma estrutura de décadas preparada para esse tipo de negociação e já o fez inúmeras vezes — protestou.

Outros convocados

Já o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) disse ser importante que a CPI também procure alternar a lista de convocados, de modo a incluir, além de representantes do Executivo federal, de governadores e prefeitos.


--Continua depois da publicidade--

— Porque a gente só está vendo a convocação de entes ligados ao governo federal, que é importante também, mas está sendo ignorado o meu pedido de [convocação] de membros da PGR [Procuradoria-Geral da República], da Polícia Federal e de gestores públicos estaduais e municipais, sabendo que centenas de milhões de reais saíram de verbas federais e existe muita dúvida da população sobre o que foi feito desse dinheiro — disse Girão.


- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

IMUNIZAÇÃO
Lucas do Rio Verde imuniza 750 pessoas em Dia de Campanha contra a Covid-19
junho 13, 2021
Lucas do Rio Verde
Estrutura esportiva de Lucas do Rio Verde é destaque durante competição de futsal
junho 12, 2021