Defesa recorre contra prisão domiciliar de Bolsonaro no STF

Advogados alegam que ex-presidente não violou proibição de uso de redes sociais e contestam decisão de Alexandre de Moraes.

Fonte: CenárioMT

Brasília (DF), 10/06/2025 - O ex presidente Jair Bolsonaro chegando para depoimento na 1 turma do STF. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes começa a ouvir os réus do núcleo
Defesa recorre contra prisão domiciliar de Bolsonaro no STF - Foto: Agência Brasil

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou nesta quarta-feira (6) um recurso contra a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou sua prisão domiciliar.

Os advogados argumentam que Bolsonaro não infringiu a medida cautelar imposta anteriormente, a qual o proíbe de utilizar redes sociais, inclusive por meio de perfis de terceiros. A decisão foi adotada no mês passado, quando também foi determinado o uso de tornozeleira eletrônica pelo ex-presidente.

[Continua depois da Publicidade]

O recurso será analisado inicialmente pelo próprio Moraes. No entanto, a análise também poderá ser levada à Primeira Turma do STF, composta pelos ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e pelo próprio Moraes.

A prisão domiciliar foi decretada após publicações nas redes sociais dos filhos de Bolsonaro, que incluíam agradecimentos atribuídos ao ex-presidente direcionados aos apoiadores que participaram de atos no domingo (3). Segundo Moraes, isso configuraria descumprimento da proibição de uso indireto das redes sociais.

[Continua depois da Publicidade]

As restrições fazem parte de um inquérito que investiga o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, por suposta articulação com o governo dos Estados Unidos em medidas contra o governo brasileiro e integrantes do STF. Em março, Eduardo se licenciou do mandato e mudou-se para os EUA, alegando perseguição política.

No mesmo processo, Jair Bolsonaro também é investigado por financiar, via pix, a permanência do filho no exterior. Ele ainda é réu em ação penal sobre uma suposta trama golpista, com julgamento previsto para setembro.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, filmes, curiosidades. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada.