31.6 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 16 junho, 2021
InícioCENÁRIO AGROFoi inaugurado em Brasília o Observatório da Agropecuária Brasileira

Foi inaugurado em Brasília o Observatório da Agropecuária Brasileira

Por Mauricio Picazo Galhardo

OBSERVATÓRIO

Um único local reúne dados de mais de 200 bases mapeadas acerca da safra agrícola, da previsão climática, do crédito rural, além de informações sobre o setor pesqueiro e imagens georreferenciadas da área rural brasileira. É o portal do Observatório da Agropecuária Brasileira, disponibilizado ao público a partir de (25/5) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).


--Continua depois da publicidade--
OBSERVATÓRIO 2
“Estamos entregando para a sociedade esse instrumento fantástico. Temos um marco de informações atualizadas, dados consistentes para a tomada de decisões. Isso vai fazer com que o Brasil consiga, neste momento difícil que vivemos hoje, mudar sua imagem. Não haverá mais desconhecimento em relação à agropecuária brasileira. Aqui está o que é preciso conhecer do Brasil. O setor merece esta plataforma”, anunciou a ministra Tereza Cristina, idealizadora do projeto do Observatório.
BRASIL RURAL
Os oito roteiros turísticos que integrarão o Projeto Experiências do Brasil Rural foram oficializados. Agora, eles passarão a contar com apoio técnico para estruturação dos destinos e empreendimentos, bem como a comercialização de produtos e serviços com o objetivo de promover o turismo em áreas rurais do país. A iniciativa é fruto de uma parceria entre os ministérios do Turismo e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Universidade Federal Fluminense (UFF).
CARGAS
O deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), defendeu, na reunião de diretoria da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), as Medidas Provisórias, que tratam sobre pesagem de carga em veículos de transporte e que institui o Documento de Transporte Eletrônico (DT-e) no país, respectivamente. As duas MPs estão em tramitação no Congresso Nacional.
COMITÊ
A Sociedade Rural Brasileira, inaugurou seu Comitê de Relações Internacionais, um grupo de estudo para discutir sobre as relações do agronegócio brasileiro, mercado externo, assim como as diversas pautas que envolvem o tema. A reunião inaugural contou com a presença do Embaixador Alexandre Parola, representante do Brasil na Organização Mundial do Comércio (OMC) em Genebra.
EMPREGOS
Em abril deste ano, o número de trabalhadores contratados com carteira assinada foi superior ao de demitidos, embora a geração de postos de trabalhos formais tenha ficado abaixo do resultado do mês de março. A agropecuária terminou o mês com saldo positivo de 11.145 empregos, tendo admitido 84.650 e demitido 73.505.
ALIMENTAR
O Sistema CNA/Senar lançou, o manifesto “Alimentar é construir o futuro”. O Manifesto faz parte de um movimento que engloba uma série de iniciativas do Sistema CNA/Senar para construir uma identidade onde as dimensões humanas, da inteligência e da convergência são ferramentas de entendimento para construir um futuro melhor.
ESTADOS UNIDOS
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), promoveu, um seminário virtual para capacitar empresários rurais em vendas para os Estados Unidos. O evento faz parte das ações do Projeto Agro.BR, iniciativa voltada para a internacionalização do agro brasileiro.
CONAB
Guilherme Augusto Sanches Ribeiro tomou posse como presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em cerimônia realizada com a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e do secretário-executivo do Mapa, Marcos Montes. O termo de posse foi assinado por Guilherme Ribeiro e pela ministra Tereza Cristina. No ato, o presidente empossado destacou como missão colocar em prática seu conhecimento para desenvolver ainda mais a empresa e assumiu o compromisso de uma gestão transparente e eficiente. 
EMBRAPA
A Embrapa Hortaliças iniciou suas atividades em 1975, com a criação da Unidade de Pesquisa de Âmbito Estadual de Brasília (UEPAE de Brasília), especializada em pesquisa de hortaliças. Contudo, foi apenas no dia 27 de maio de 1981 que a Unidade foi elevada a Centro Nacional de Pesquisa de Hortaliças, com o propósito de executar atividades de pesquisa sobre os fatores que limitavam o desenvolvimento das hortaliças em condições tropicais. Em 1997, estabeleceu-se a denominação Embrapa Hortaliças.

* Mauricio Picazo Galhardo é jornalista. – Email: mauricio.picazo.galhardo@gmail.com

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Gosta de economia, assistir séries, filmes de ação e gosta de videogames. Editor no CenárioMT nos cadernos de Economia e Mundo, mas nem por isso deixa uma notícia regional em branco, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Prefeitura de Lucas do Rio Verde entrega toucas para alunos de hidroginástica
junho 16, 2021
Lucas do Rio Verde
Prefeitura abre edital de pregão eletrônico para manutenção de frota veicular
junho 16, 2021