Aumento no consumo no mercado interno impede maior queda na demanda de milho em MT

Fonte: CenárioMT

ProVB terá R$ 105 milhões para equalização de preços do milho

No dia 01/04, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) atualizou os dados de oferta e demanda de milho para a safra 2023/24 em Mato Grosso. Com uma oferta estimada em 45,29 milhões de toneladas, a demanda para esta temporada foi projetada em 44,51 milhões de toneladas, representando uma redução de 1,50% em relação à expectativa do mês anterior. Esse declínio foi impulsionado principalmente pelo recuo nas projeções de exportações para o ciclo.

Segundo o Imea, a demanda não diminuiu ainda mais devido ao aumento no consumo interno em Mato Grosso, que cresceu 6,25% em comparação com a última divulgação, alcançando 15,59 milhões de toneladas. Esse aumento no consumo estadual foi influenciado pela expectativa de uma maior demanda das usinas de etanol de milho, que têm crescido consideravelmente no estado. Para a temporada 2023/24, espera-se um consumo de 11,65 milhões de toneladas de milho pelas usinas de etanol.

Com os ajustes realizados na oferta e demanda, o estoque final de milho para o ciclo encerrou em 785,17 mil toneladas.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.